Educação com Fins Lucrativo para estudantes Negros Americanos

Autores

  • Luciano Cruz San Diego State University

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.26306

Palavras-chave:

Escola com fins lucrativos, Estudante negro americano, Capital cultural

Resumo

Este estudo examinou a inserção de alunos negros americanos, especialmente os de baixo nível socioeconômico, em escolas com fins lucrativos. O estudo utilizou duas categorias teóricas, credencialismo e capital cultural, com o objetivo de analisar os fatores que influenciam a matrícula de alunos no setor com fins lucrativos do ensino superior. A amostra foi composta por 20 alunos de 10 instituições de ensino no sul da Califórnia, EUA. Quatro temas principais foram capturados: conveniência, falta de capital cultural, credencialismo e satisfação do aluno com a instituição. Os resultados deste estudo mostraram que a maior parte desses estudantes estavam insatisfeitos com suas experiências em escolas com fins lucrativos. Entre os motivos de insatisfação estavam questões relacionadas à falta de treinamento efetivo para capacitar a entrada dos estudantes no mercado de trabalho, falta de confiança na prática de sua profissão, o alto custo de ensino que leva a grandes dívidas após a graduação e sentimentos de perda de tempo e dinheiro. As recomendações do estudo incluem: (a) a necessidade de capacitar os alunos a ter mais conhecimento sobre escolas com fins lucrativos e diferentes caminhos educacionais; e (b) a necessidade de inserção e fiscalização do estado nas escolas com fins lucrativos para oferecer excelência no ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANGULO, A. J. Diploma mills: how for-profit colleges stiffed students, taxpayers, and the American dream. Baltimore, MD: Johns Hopkins Press, 2016.

BENNETT, L. D.; LUCCHESI, R. A.; VEDDER, K. R. For-profit higher education: growth, innovation, and regulation. Washington, DC: Center for College Affordability and Productivity, 2010.

BRENEMAN, D. W.; PUSSER, B.; TURNER, E. S. Earnings from learning: the rise of for-profit universities. Albany, NY: State University of New York Press, 2006.

CONNELL, K. W. Degrees of deception: America’s for-profit higher education fraud. Lanham, MD: Rowman & Littlefield, 2016.

COTTOM, T. M. “Get off your couch! Call now! Start today!” Urgency, pain and motivation in for-profit college admissions. Blacksburg, VA: Southern Sociological Society, 2013.

COTTOM, T. M. Lower Ed: The troubling rise of for-profit colleges in the new economy. New York, NY: The New Press, 2017.

CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Thousand Oaks, CA: Sage, 2014.

DARITY, W. International Encyclopedia of the Social Science. USA: Macmillan Social Science Library, 2008.

DEMING, J. D.; GOLDIN, C.; KATZ, L. For-profit colleges. Future of Children Internet, v. 23, n. 1, p. 137-163, 2013. DOI: https://doi.org/10.1353/foc.2013.0005

DEMING, J. D.; GOLDIN, C.; KATZ, L. The for-profit postsecondary school sector: nimble critters or agile predators? New York, NY: Center for Analysis of Postsecondary Education Employment, 2012. DOI: https://doi.org/10.3386/w17710

HAGELSKAMP, C.; SCHLEIFER, D.; DISTASI, C. Profiting higher education: what students, alumni and employers think about for-profit colleges. New York, NY: Public Agenda, 2014.

HENTSCHKE, G. C.; LEGHUGA, V.; TIERNEY, W. For for-profit colleges and universities: their markets, regulation, performance and place in higher education. Sterling, VA: Stylus, 2010.

HERSHBEIN, B. J.; HOLLENBECK, K. M. Student loans and the dynamics of debt. Kalamazoom MI: W. E. Upjohn Institute for Employment Research, 2015 DOI: https://doi.org/10.17848/9780880994873

LAMBERT, M. T. Privatization and the public good: public universities in the balance. Cambridge, MA. Harvard Education Press, 2014.

MCDONOUGH, P. M. Choosing colleges: how social class and schools structure opportunities. Albany, NY: State University of New York Press, 1997.

MILLORA, M. Market values in higher education: A review of the for-profit sector. Interaction: UCLA journal of Education and Information, v. 6, n. 2, 2010. DOI: https://doi.org/10.5070/D462000682

SALDANA, J. The coding manual for qualitative researchers. Thousand Oaks, CA: Sage, 2011.

STEINERMAN, A.; VOLSHTEYN, J.; MCGARRETT, M. Education services data book. New York, NY: J. P. Morgan, North American Equity Research, Business and Education Services, 2011.

Publicado

14-03-2021

Como Citar

CRUZ, L. Educação com Fins Lucrativo para estudantes Negros Americanos. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e26306, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.26306. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26306. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Epistemologias Negras e Processos Educativos