Redes de política de educação integral da Paraíba: fluxos e influências neoconservadoras e neoliberais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21782

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Poder, Identidades, Neoconservadores, Neoliberalismo

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi conhecer as redes de políticas que influenciam a produção da política educacional do Programa Escola Cidadã Integral. As discussões partem das “novas” lógicas e racionalidades da Política de Educação Integral da Rede Estadual de Ensino da Paraíba e suas relações com as redes políticas que pautam a agenda neoconservadora e neoliberal no Brasil. Assim, nosso lócus é o Programa Escola Cidadã Integral, instituído pela Lei estadual n. 11.100/2018. A abordagem foi qualitativa, e o método utilizado foi a etnografia de redes, associado à análise documental. Como instrumento, utilizamos a entrevista semiestruturada com representantes do governo estadual. Os estudos de Bowe, Ball e Gold (1992), Ball (2014, 2013) e Apple (2003) subsidiaram a compreensão sobre as novas formas de governança presentes na política de educação integral e as fontes de autoridades. As análises constataram que a parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) possibilitou uma gestão da educação integral com traços neoliberais e neoconservadores a partir da padronização das escolas e da homogeneização dos discentes utilizando o discurso de uma educação de boa qualidade, capaz de formar sujeitos sociais com acesso a oportunidades iguais. Observamos que as bases pedagógicas dessa rede defendem o avanço econômico e o resgate de princípios e valores com vistas a consolidar um currículo que forme para a atuação no mercado de trabalho e a fortalecer o pensamento que reduz a educação a uma mera apropriação de competências e habilidades sem a formação de sujeitos autônomos, mas subordinados ao capital econômico.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Lotada no Departamento de Fundamentação da Educação. Credenciada no Programa de pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.  Membro dos Grupos de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC)  e Currículo e Práticas Educativas (GPESC ). E-mail: anaclaudia@ce.ufpb.br

Rafael Ferreira de Souza Honorato, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC). E-mail: rafaelhono@gmail.com

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Publicado

10-06-2020

Como Citar

RODRIGUES, A. C. S.; HONORATO, R. F. de S. Redes de política de educação integral da Paraíba: fluxos e influências neoconservadoras e neoliberais. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–32, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.21782. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/21782. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Políticas educacionais e o avanço da nova (ou extrema?) direita

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