Escola, formação humana e a contribuição pedagógica de Dermeval Saviani no cenário contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i2.19902

Palavras-chave:

Discurso pedagógico, Pós-moderno, Democracia, Pedagogia histórico-crítica, Saviani

Resumo

O presente estudo analisa o pensamento pedagógico de Dermeval Saviani acerca das relações entre escola, formação humana e democracia, considerando o seu embasamento filosófico, as implicações pedagógicas e a possibilidade de diálogo de sua teoria pedagógica com o cenário educacional contemporâneo, marcado pelas características do pós-moderno. O estudo, de caráter bibliográfico, tomou como material de análise os textos do autor que tratam sobre a teoria pedagógica de modo direto e outros que trazem o tema ou seus elementos de modo indireto e que possibilitaram esclarecer questões postas no curso da reflexão. Este artigo percorre um breve histórico sobre o autor, sobre o contexto que gerou a sua teoria pedagógica, aponta a influência filosófica de Marx e de Gramsci, verifica como o autor dialoga com seus críticos e como se posiciona diante da evidência da crise do modelo socialista e da emergência do pós-moderno no cenário contemporâneo. Por fim, reconhecendo a pluralidade epistemológica e social do cenário pós-moderno, considera a possível contribuição da pedagogia histórico-crítica para a educação contemporânea

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Francisco Lopes de Lima, Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Doutor em Educação (Universidade Federal Fluminense) e Pós-Doutorado em Ciências da Educação (Universidade do Porto). Pesquisa na área de filosofia da educação e em gestão educacional.

Referências

ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Tradução: Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

AKSENEN, E. A Pedagogia Histórico-Crítica no bojo das Teorias Educacionais. Educere – XII Congresso Nacional de Educação, Curitiba, 2015. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17570_9258.pdf. Acesso em: 4 out. 2018.

BRANDÃO, Z. A Intelligentsia Educacional: um percurso com Paschoal Lemme por entre as memórias e as histórias da Escola Nova no Brasil. 1992. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1992.

DEL ROIO, M. Gramsci e a emancipação do subalterno. Revista de Sociologia e Política, n. 29, p. 63-78, nov. 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782007000200006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-44782007000200006

DOZOL, M. Concepção histórico-crítica da educação: duas leituras. Perspectiva, Florianópolis, v. 12, n. 21, p. 105-118, 1994. DOI: https://doi.org/10.5007/%25x.

FAVARO, N. O projeto político-estratégico da pedagogia histórico-crítica: uma análise das origens, do desenvolvimento, dos dilemas e da relação entre a escola pública e a luta socialista. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

FRIGOTTO, G. Dermeval Saviani e a centralidade ontológica do trabalho na formação do “homem novo”, artífice da sociedade socialista. Interface, Botucatu, v. 21, n. 62, p. 509-519, maio 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0967. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0967

FAVARO, N.; TUMOLO, P. A relação entre educação e desenvolvimento econômico no capitalismo: elementos para um debate. Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, n. 135, p. 557-571, abr./jun. 2016. DOI: 10.1590/ES0101-73302016149345. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016149345

GAMA, C.; SANTOS JÚNIOR, C. A contribuição de Dermeval Saviani no campo da Filosofia da Educação: reflexões acerca do currículo. Filosofia e Educação, Campinas, v. 8, n. 3, 2016, p. 57-80. DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v8i3.8647087. DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v8i3.8647087

GHIRALDELLI JÚNIOR, P. As ideias pedagógicas historiadas por Saviani. 2008. Disponível em: http://ghiraldelli.wordpress.com/2008/02/09/as-ideias-pedagogicas-historiadas-por-saviani/. Acesso em: 29 out. 2018.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.

HABERMAS, J. Teoria de la acción comunicativa. Critica de La razón funcionalista. Trad. Manuel Jiménez Redondo. Tomo II. Madrid: Taurus, 1987a.

HABERMAS, J. Teoria de la acción comunicativa. Racionalidad de La acción y racionalización social. Tradução: Manuel Jiménez Redondo. Tomo I. Madrid: Taurus, 1987b.

LAZARINI, A. A relação entre capital e educação escolar na obra de Dermeval Saviani: apontamentos críticos. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

LIMA, J. F. L. A educação, o cenário da pós-modernidade e a questão da normatividade do discurso pedagógico. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.

LYOTARD, J. A condição pós-moderna. Tradução: Ricardo Corrêa Barbosa. 5. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. Tradução: Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, K. O Capital. Tradução: Reginaldo Sant’anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto comunista. Tradução: Alvaro Pina. 4. reimp. São Paulo: Boitempo, 2005.

NUNES, C. Anísio Teixeira: a poesia da ação. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1991.

RANCIÉRE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre emancipação intelectual. Tradução: Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

RORTY, R. A filosofia e o espelho da natureza. Tradução: Antônio Trânsito. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1995.

SAVIANI, D. Da inspiração à formulação da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Os três momentos da PHC que toda teoria verdadeiramente crítica deve conter. Interface, Botucatu, v. 21, n. 63, out./dez. 2017a, p. 711-725. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0001. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0001

SAVIANI, D. A Pedagogia Histórico-Crítica. Revista Binacional Brasil Argentina, Vitória da Conquista, v. 3, n. 2, p. 11-36, dez. 2014.

SAVIANI, D. Ciência e educação na sociedade contemporânea: desafios a partir da pedagogia histórico-crítica. Revista Faz Ciência, Francisco Beltrão, v. 12, n. 16, p. 13-36, jul./dez. 2010.

SAVIANI, D. Debate sobre as relações entre educação, formação humana e ontologia a partir do método dialético. Perspectiva, Florianópolis, v. 31 n. 1, 185-209, jan./abr. 2013. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n1p185. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n1p185

SAVIANI, D. Democracia, educação e emancipação humana: desafios do atual momento brasileiro. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 3, p. 653-662, set./dez. 2017b. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920170213000. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-353920170213000

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 35. ed. Campinas: Autores Associados, 2002.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 36. ed. Campinas: Autores Associados, 2003a.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 43. ed. Campinas: Autores Associados, 2018a.

SAVIANI, D. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007a.

SAVIANI, D. História, trabalho e educação. Comentários sobre as controvérsias internas ao campo do marxismo. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 3, n. 2, p. 4-14 dez. 2011a. DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v3i2.9448.

SAVIANI, D. Marxismo e Pedagogia. Revista HISTEDBR, Campinas, p. 16-27, abr. 2011b. Edição especial. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639892. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639892

SAVIANI, D. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 26-43, jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12463. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12463

SAVIANI, D. O legado de Marx para a educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 10, n. 1, p. 72-83, maio 2018b. DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v10i1.26557. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.26557

SAVIANI, D. Pedagogias contra-hegemônicas no Brasil. Ideação – Revista do Centro de Educação e Letras, Foz do Iguaçu, v. 10, n. 2, p. 11-28, 2008.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2003b.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007c. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012

SEMERARO, G. Intelectuais orgânicos em tempos de pós-modernidade. Cadernos Cedes, v. 26, n. 70, p. 373-391, set./dez. 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622006000300006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622006000300006

SILVA, J. Dermeval Saviani e sua “História das Ideias Pedagógicas no Brasil”: em busca da compreensão de um autor e de uma obra. Revista HISTEDBR, Campinas, n. 57, p. 32-50, jun. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640402. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640402

TONET, I. Marxismo, educação e pedagogia socialista. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 8, n. 1, p. 37-46, jun. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v8i1.16978. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v8i1.16978

TUMOLO, P. S. O trabalho na forma social do capital e o trabalho como princípio educativo: uma articulação possível? Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 90, p. 239-265, 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302005000100011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000100011

TUMOLO, P. S. Trabalho, educação e perspectiva histórica da classe trabalhadora: continuando o debate. Revista Brasileira de Educação, v. 16, p. 443-482, 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782011000200010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782011000200010

WIHBY, A. O método de ensino da pedagogia histórico-crítica: uma análise crítica. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. DOI: https://doi.org/10.24824/978854442884.9

Downloads

Publicado

05-07-2019

Como Citar

LOPES DE LIMA, J. F. Escola, formação humana e a contribuição pedagógica de Dermeval Saviani no cenário contemporâneo. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 2, p. 1–26, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i2.19902. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/19902. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua