Os saberes docentes de professores da educação de jovens e adultos indígenas

Autores

  • Maria Alda Tranquelino da Silva Professora da rede pública de Educação Básica dos municípios de Capim e Baía da Traição, Paraíba, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1019-4430
  • Eduardo Jorge Lopes da Silva Universidade Federal da ParaíbaCentro de Educação/Departamento de Fundamentação da Educação https://orcid.org/0000-0002-5402-8880

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17496

Palavras-chave:

Saberes docentes, Prática pedagógica, EJA, Indígenas

Resumo

O presente artigo é um recorte de pesquisa realizada em nível de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Objetivou conhecer como os professores da etnia potiguara, da Baía da Traição, Litoral Norte da Paraíba, constroem seus saberes docentes para atuarem na modalidade de educação de jovens e adultos indígena (EJA) e identificar como esses saberes são mobilizados em sua prática pedagógica. Por se tratar de uma pesquisa de abordagem qualitativa, recorremos à etnografia da prática escolar (ANDRÉ, 2005) e à análise documental. Como procedimentos para a coleta de dados, foram utilizadas as seguintes técnicas: entrevista semiestruturada e observação participante. Os dados coletados foram trabalhados com base na técnica de Análise de Conteúdo, preconizada por Bardin (2011). Assim, foi possível constatar, a partir dos relatos dos professores, diversos espaços formativos que contribuem para a construção dos saberes docentes: o contato com as lideranças indígenas, com os anciões que mantêm viva a história, visitas aos locais sagrados e rodas de diálogos com os professores promovidas pela escola. Esses espaços fomentam a reflexão sobre os saberes construídos no cotidiano da escola e mantêm viva a cultura, a identidade e a tradição indígena dos povos potiguaras. Apesar disso, ainda se faz necessária a adoção de políticas de formação inicial e continuada para os professores potiguaras, no sentido de poder oferecer uma educação escolar de mais qualidade para jovens e adultos indígenas.

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Biografia do Autor

Maria Alda Tranquelino da Silva, Professora da rede pública de Educação Básica dos municípios de Capim e Baía da Traição, Paraíba, Brasil.

Doutoranda pelo Programa de  Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, linha de pesquisa Processos  Ensino-Aprendizagem. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação de Jovens e Adultos e Diversidades - GEPEJAD.

Eduardo Jorge Lopes da Silva, Universidade Federal da ParaíbaCentro de Educação/Departamento de Fundamentação da Educação

Professor do Centro de Educação/Departamento de Fundamentação da Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB.

 

 

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Publicado

05-07-2019

Como Citar

SILVA, M. A. T. da; SILVA, E. J. L. da. Os saberes docentes de professores da educação de jovens e adultos indígenas. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 2, p. 1–20, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i2.17496. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/17496. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Educação e Diferença: diálogo e perspectivas

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