A educação das relações raciais no currículo: as Licenciaturas em Geografia em Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i1.17246

Palavras-chave:

Currículo, Educação das relações raciais, Licenciatura em Geografia

Resumo

A Geografia como campo de conhecimento contribui para o empoderamento dos sujeitos para a construção de sua identidade e de seu posicionamento e atuação no mundo. Desse modo, a discussão sobre as relações raciais é essencial para a percepção da necessidade de mudanças estruturais na sociedade brasileira e para a compreensão da segregação urbana, do direito à terra e das dinâmicas sociais e econômicas da população. Considerando esses aspectos, o artigo analisa os currículos de cursos de Licenciatura em Geografia de cinco Instituições de Ensino Superior localizadas no Estado de Santa Catarina, procurando perceber de que maneira se apresentam as questões raciais nesses cursos. Considerando que as licenciaturas têm como objetivo a formação de professores da educação básica, realizamos também uma análise dos textos legais que normatizam a formação de professores no Brasil, bem como da Geografia e os que interpretam e complementam a Lei n. 10.639/03 no que se refere a sua aplicação, buscando observar a adequação dos cursos de Geografia. A partir dos dados analisados, percebeu-se que, embora a legislação atual e suas normativas curriculares tenham assimilado no corpo de seus textos as questões raciais como estruturantes e princípios educacionais, a presença de conhecimentos e a discussão sobre estas ainda são tímidas nesses cursos, que estão, em sua maioria, cumprindo o mínimo exigido pela lei.

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Biografia do Autor

Joana Célia dos Passos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou estágio Pós-doutoral em Sociologia Política no PPGSP/UFSC. Atualmente é docente no Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação/UFSC na área Organização de Processos Educativos e na disciplina Diferença, Estigma e Educação. É líder do grupo de estudos e pesquisas Alteritas: Diferença, Arte e Educação e vice-líder do Núcleo Vida e Cuidado (NUVIC) ambos do Centro de Educação da UFSC, e pesquisadora associada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa - Núcleo de Santa Catarina (INCTi-SC/UFSC).

Azânia Mahin Romão Nogueira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Geografia na Universidade Federal de Santa Catarina. Participa do grupo de estudos e pesquisas Alteritas: Diferença, Arte e Educação

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Publicado

19-03-2019

Como Citar

PASSOS, J. C. dos; NOGUEIRA, A. M. R. A educação das relações raciais no currículo: as Licenciaturas em Geografia em Santa Catarina. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 1, p. 1–24, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i1.17246. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/17246. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Educação étnico-racial: desafios cotidianos para além dos aspectos legais