Formação de professores em uma perspectiva democrática: Encontros sobre o Poder Escolar

Autores

  • Lígia Cardoso Carlos Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6106-4150
  • Dirlei de Azambuja Pereira Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6487-4028

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16475

Palavras-chave:

Formação continuada, Democracia escolar, Educação básica

Resumo

No presente artigo tem-se como propósito apresentar e discutir a respeito de um projeto de formação continuada de professores da educação básica que ocorre na Cidade de Pelotas, RS, Brasil, desde 2001 chamado Encontros sobre o Poder Escolar. Tomamos como referência nossa experiência de participação em diferentes etapas da organização e do desenvolvimento do Projeto e uma entrevista com a primeira coordenadora. Entendemos que dar visibilidade a essa ação de formação potencializa a ideia de aproximação e diálogo entre os saberes acadêmicos e os saberes construídos nos cotidianos da docência na escola, engendrando e fortalecendo processos de autonomia e vivência democrática.

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Biografia do Autor

Lígia Cardoso Carlos, Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação (UNISINOS). Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos Espaços Sociais e Formação de Professores – GESFOP. Coordenadora do projeto Encontros sobre o Poder Escolar. Áreas de interesse: formação de professores, formação continuada, ensino-aprendizagem.

Dirlei de Azambuja Pereira, Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Educação (UFPel). Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Vice-líder do Grupo de Pesquisa FEPráxiS (Filosofia, Educação e Práxis Social). Áreas de interesse: educação popular, pedagogia de Paulo Freire, fundamentos da educação, filosofia e produtividade educativa.

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Publicado

06-12-2018

Como Citar

CARLOS, L. C.; PEREIRA, D. de A. Formação de professores em uma perspectiva democrática: Encontros sobre o Poder Escolar. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. esp, p. 155–176, 2018. DOI: 10.18593/r.v43iesp.16475. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16475. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Comemorativo Roteiro 40 anos

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