Educação Infantil e avaliação institucional: percursos e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16474

Palavras-chave:

Educação pública, Educação Infantil, Avaliação institucional, Direitos das crianças

Resumo

A trajetória da educação brasileira reúne embates que, em distintos momentos, acentuaram a exigência de enfrentamentos, repercutindo em conquistas no campo das políticas públicas. Focalizando o período das últimas quatro décadas, neste texto tem-se como propósito evidenciar questões relevantes acerca da trajetória da Educação Infantil e da avaliação institucional no Brasil. Ancorado em pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos e elaborado em uma perspectiva de pesquisa teórica, o presente artigo dialoga com produções científicas, ordenamentos legais e documentos orientadores publicados entre 1970 e 2017. As análises desses vestígios escritos indicam que a alteração dos rumos da primeira etapa da educação básica vem se consolidando em movimentos de disputa, e esses acontecimentos históricos demarcam posicionamentos de resistência e possibilidades de avanços. No que tange à avaliação institucional na Educação Infantil, a sistematização deste estudo explicitou que o panorama atual, decorrente de inúmeros fatos históricos, não se constitui exclusivamente o bojo das questões educacionais e se encontra circunscrito à história das crianças, das famílias trabalhadoras, da formação docente, das políticas públicas, de determinantes econômicos e sociais, entre outros elementos. Conclui-se, portanto, que na interlocução da avaliação institucional com a Educação Infantil não se pode prescindir da qualidade socialmente referenciada, e, nessa direção, um dos desafios postos é a consolidação de sistemáticas avaliativas vinculadas a dinâmicas participativas e às condições do que ofertamos às crianças em seu processo educativo.

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Biografia do Autor

Maria Nilceia de Andrade Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo; integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores - GRUFAE; Pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Vitória - ES; Professora da Faculdade Estácio de Vila Velha. Email:  nilceia_vilavelha@hotmail.com

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, ES – Brasil. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores - GRUFAE. E-mail: valdetecoco@hotmail.com

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Publicado

06-12-2018

Como Citar

VIEIRA, M. N. de A.; CÔCO, V. Educação Infantil e avaliação institucional: percursos e desafios. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. esp, p. 209–240, 2018. DOI: 10.18593/r.v43iesp.16474. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16474. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Comemorativo Roteiro 40 anos

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