Disputas, negociações e tensões: sobre a emergência do Instituto de Educação de Belford Roxo, RJ

Autores

  • José Cláudio Sooma Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-3647-8703
  • Andréa Miguel Abrantes Ferreira Professora e Psicopedagoga da Faculdade de Belford Roxo (Fabel); Professora do Ensino Médio Regular e do Curso Normal da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16236

Palavras-chave:

História da Educação, Instituto de Educação, Formação de professores, Belford Roxo

Resumo

Neste artigo se dialoga com um conjunto de pesquisas em História da Educação que selecionou as políticas públicas de educação e as diferentes experiências de formação docente como temáticas de estudo. De modo mais específico, o foco foi direcionado para o Instituto de Educação (Centro Integrado de Educação Pública – CIEP Brizolão 380 Joracy Camargo) localizado no Município de Belford Roxo, RJ, tendo como recorte temporal os anos 1996 a 2006. Nessa linha, foram problematizadas algumas das dimensões que teriam impulsionado a inauguração dessa Instituição de Ensino voltada para trabalhar a formação docente em Nível Médio no mesmo período em que tanto o Município se emancipava quanto era promulgada a LDB n. 9.394/96, que enfatizava a necessidade de que os professores que fossem atuar (ou já atuassem) na Educação Básica tivessem Curso Superior.

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Biografia do Autor

José Cláudio Sooma Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2000), licenciatura plena em História pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), participando do programa de estágio de doutoramento financiado pela CAPES e pelo SECyT/MINCyT em Buenos Aires/Rosario; realizou estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UERJ de setembro/2009 a janeiro/2010. Atualmente é Professor Adjunto de História da Educação e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos, práticas e saberes escolares; culturas escolares e culturas urbanas; História da institucionalização escolar; História da Cidade do Rio de Janeiro (finais do XIX - 1930); História da República

Andréa Miguel Abrantes Ferreira, Professora e Psicopedagoga da Faculdade de Belford Roxo (Fabel); Professora do Ensino Médio Regular e do Curso Normal da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (1996) e pós-graduação (lato senso) nas seguintes áreas: Psicopedagogia, Filosofia, Orientação Educacional, Supervisão Educacional, Psicomotricidade, Administração/Planejamento da Educação e MBA - Gestão de Instituições Educacionais. Desenvolve pesquisa a partir da linha de História da Educação e possui o título de Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação com ênfase em gestão, coordenação pedagógica, orientação educacional, formação docente e psicopedagogia

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Publicado

30-08-2018

Como Citar

SILVA, J. C. S.; FERREIRA, A. M. A. Disputas, negociações e tensões: sobre a emergência do Instituto de Educação de Belford Roxo, RJ. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 649–672, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i2.16236. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16236. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua