Interculturalidade crítica e educação popular em diálogo

Autores

  • José Wnilson Figueiredo Instituto Federal Catarinense
  • Walter Frantz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16105

Palavras-chave:

Educação intercultural, Concepção freireana, Diversidade cultural

Resumo

No artigo em questão apresentam-se reflexões acerca da relevância da educação popular, propugnada por Paulo Freire, com vistas à abertura de sendas possíveis para a instauração da interculturalidade crítica no mundo das escolas e demais organizações sociais. Para tanto, apoiamo-nos nas categorias da ética do reconhecimento e do diálogo intercultural, presentes nas obras desse autor, como princípios fundantes para a emergência e a efetivação de processos político-pedagógicos. Engendrados em relações inter-humanas, acreditamos ser possível, a partir da denúncia do colonialismo e da colonialidade do ser, dos saberes e do poder, o anúncio de uma educação intercultural crítica, forjada na igualdade associada ao respeito às diferenças de classe, etnia, sexo, gênero, nacionalidade, língua e religião existentes entre as pessoas.

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Biografia do Autor

José Wnilson Figueiredo, Instituto Federal Catarinense

Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Pós-doutorando em educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

 Professor do  curso de Licenciatura em matemática do Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia

Walter Frantz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Doutor em Ciências Educativas pela Universidade de Münster - Alemanha.

Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Professor titular da UNIJUI: Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais e Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências.

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Publicado

30-08-2018

Como Citar

FIGUEIREDO, J. W.; FRANTZ, W. Interculturalidade crítica e educação popular em diálogo. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 673–706, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i2.16105. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16105. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua