Perceções dos docentes sobre a avaliação externa das escolas em Portugal

Autores

  • Joana Raquel Faria de Sousa Instituto de Educação da Universidade do Minho (UM); Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd), Braga, Portugal. https://orcid.org/0000-0002-6911-7413
  • José Augusto Pacheco Instituto de Educação da Universidade do Minho (UM); Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd), Braga, Portugal. https://orcid.org/0000-0003-4623-6898

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i1.15852

Palavras-chave:

Avaliação externa das escolas, Avaliação institucional, Inspeção das escolas, Currículo

Resumo

O estudo apresentado neste artigo surge de uma investigação realizada no âmbito do Observatório de Autoavaliação de Escolas, tendo por objetivo principal compreender tendências nas perceções dos docentes sobre os efeitos da Avaliação Externa das Escolas (AEE) na realidade portuguesa. Através de um estudo quantitativo, baseado num inquérito por questionário dirigido a docentes de Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas da rede do Ministério da Educação, na região Norte de Portugal, são analisados os resultados com base no processamento de dados estatísticos, dos quais são enfatizadas duas tendências principais: a perceção dos docentes relativamente à influência da AEE na dinamização dos órgãos intermédios de gestão, na articulação curricular, nos mecanismos de qualidade que promovem a educação, na discussão sobre a organização interna da escola, na orientação para os resultados de aprendizagem dos alunos, na Avaliação Externa de Aprendizagens, no desenvolvimento profissional dos docentes e na promoção da imagem social da escola; e a indefinição da perceção dos docentes relativamente à melhoria dos apoios pedagógicos e à contribuição para a diferenciação curricular, como efeito da AEE.

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Biografia do Autor

Joana Raquel Faria de Sousa, Instituto de Educação da Universidade do Minho (UM); Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd), Braga, Portugal.

Mestre em Ciências da Educação pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho (UM), Braga, Portugal; Doutoranda em Ciências da Educação, especialização em Desenvolvimento Curricular no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal, com bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT - SFRH/BD/93389/2013).

José Augusto Pacheco, Instituto de Educação da Universidade do Minho (UM); Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd), Braga, Portugal.

Professor Doutor em Ciências da Educação pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho (UM), Braga, Portugal; Professor Catedrático em Ciências da Educação no Instituto de Educação da Universidade do Minho (UM), Braga, Portugal; Presidente do Instituto de Educação da Universidade do Minho, (UM), Braga, Portugal.

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Publicado

11-04-2018

Como Citar

SOUSA, J. R. F. de; PACHECO, J. A. Perceções dos docentes sobre a avaliação externa das escolas em Portugal. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 1, p. 237–258, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i1.15852. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/15852. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua