A pedagogia do estético na formação docente: uma proposta de (re)(des)construção de conceitos sobre famílias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v42i3.14259

Palavras-chave:

Formação docente, Cinema, Representações sociais, Famílias organizadas em modelos não convencionais

Resumo

Neste texto o objetivo é problematizar o conceito de família ideal e família desestruturada de professores da educação básica da rede pública de ensino. Para atender ao objetivo proposto, traz-se o recorte de uma pesquisa de doutoramento, na qual elaborou-se, desenvolveu-se e aplicou-se uma proposta de formação para 15 docentes da educação básica. A metodologia consistiu na transmissão de obras fílmicas, em um total de oito encontros, cuja temática central era famílias não convencionais. Durante a intervenção aplicamos de forma individual um conjunto de instrumentos para coleta de dados, no entanto, neste artigo enfatizam-se os resultados obtidos mediante aplicação do inventário com ênfase no trabalho de Associação Livre de Palavras (ALP), o qual foi proposto no primeiro e no último encontro. Os dados obtidos foram categorizados com o auxílio do software EVOC e discutidos com base na Teoria das Representações Sociais (TRS), com apoio da Teoria do Núcleo Central (TNC). Concluiu-se que o cinema associado a outras estratégias que problematizem o conceito de família possibilita mobilizar e ressignificar sentidos associados aos conceitos de família ideal e família desestruturada.

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Biografia do Autor

Isaias Batista de Oliveira Júnior, Universidade Estadual do Paraná

Professor Colaborador na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. Doutor em Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho. Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Pós Graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Pós Graduado em Neuropedagogia na Educação. Pós Graduado em Gestão Escolar. Licenciado em Pedagogia. Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. Graduado em Nutrição.

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Publicado

04-12-2017

Como Citar

OLIVEIRA JÚNIOR, I. B. de. A pedagogia do estético na formação docente: uma proposta de (re)(des)construção de conceitos sobre famílias. Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 3, p. 449–476, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i3.14259. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/14259. Acesso em: 16 abr. 2024.