INTERLOCUÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: POLÍTICAS PÚBLICAS COMO REGULADORAS DA EDUCAÇÃO/DIALOGUES BETWEEN BASIC AND HIGHER EDUCATION: PUBLIC POLICIES AS REGULATORY OF EDUCATION

Autores

  • Rosane Carneiro Sarturi Universidade Federal de Santa Maria
  • Marilene Gabriel Dalla Corte

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v40i0.9201

Resumo

Objetivou-se analisar os limites e as possibilidades das ações pedagógicas no contexto da gestão educacional, a partir dos impactos, impasses e desafios enfrentados pelos sistemas e respectivas instituições no contexto de implementação das políticas públicas educacionais nas reformas educacionais, a partir da interlocução entre Educação Básica e Superior. Utilizou-se pesquisa documental, consulta à base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Conclui-se que todos os sujeitos envolvidos precisam se apoderar dos conceitos basilares que promovem as reformas, evitando uma pseudogestão democrática, que acaba por mascarar o interesse em regulação e controle que perpassa sua formulação das mesmas.

Palavras-chave: Políticas públicas. Educação Básica. Educação Superior. Gestão Educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Carneiro Sarturi, Universidade Federal de Santa Maria

Pós- doutorado em Políticas públicas na Universidade de Valencia/Espanha, como bolsista CAPES/Fundação Carolina, Doutora em Educação (UFRGS), Mestre em Educação (UFSM), Pedagoga, Professora Associada I da Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Administração Escolar, atua no Programa de Pós-graução em Educação, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional- Mestrado Profissional.

Publicado

18-12-2015

Como Citar

CARNEIRO SARTURI, R.; GABRIEL DALLA CORTE, M. INTERLOCUÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: POLÍTICAS PÚBLICAS COMO REGULADORAS DA EDUCAÇÃO/DIALOGUES BETWEEN BASIC AND HIGHER EDUCATION: PUBLIC POLICIES AS REGULATORY OF EDUCATION. Roteiro, [S. l.], v. 40, p. 59–84, 2015. DOI: 10.18593/r.v40i0.9201. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9201. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Avaliação e regulação da educação em contextos ibero e latino-americanos