DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA AVALIAÇÃO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS/THEORETICAL AND METHODOLOGICAL CHALLENGES OF EVALUATION IN EDUCATIONAL PROCESSES

Autores

  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v40i0.9199

Resumo

O objetivo com este texto é realizar uma crítica às práticas avaliativas que ocorrem na Educação Superior que têm se pautado em procedimentos tradicionais de avaliação. O propósito dessa crítica é indicar alguns desafios teórico-metodológicos que poderão se mostrar produtivos para (re)pensar a avaliação dos processos educativos. Inicialmente, tratou-se do conceito de desenvolvimento profissional do docente universitário como um processo necessário para repensar as práticas avaliativas; em seguida, abordou-se a autoavaliação como possibilidade de uma avaliação autêntica; por fim, foram destacados alguns desafios teórico-metodológicos da avaliação dos processos educativos que podem se mostrar produtivos para analisar o atual cenário da expansão da Educação Superior.

Palavras-chave: Avaliação. Processos educativos. Políticas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Altair Alberto Fávero é  Doutor em Educação (Ufrgs), Mestre em Filosofia do Conhecimento (Pucrs), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). É coordenador dos Estágios supervisionados do Curso de Filosofia, professor do Corpo docente permanente do Mestrado em Educação atuando na linha de Políticas Educacionais. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em Epistemologia e políticas para o ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ensino de filosofia, educação, pragmatismo, formação docente, políticas educacionais e ética. Coordena o projeto “As interconexões entre conteúdo e método: conseqüências para o ensino de filosofia”(em andamento desde 2002) e o projeto “Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino” (em andamento desde 2008. Entre as publicações do autor destacam-se as seguintes obras: Experiência e conhecimento (UPF Editora), Temas de filosofia da ciência (Editora Clio), Um olhar sobre o ensino de Filosofia (Editora Unijuí), Filosofia e racionalidade (UPF Editora), Diálogo e aprendizagem (Editora Clio), Que tal um pouco de lógica?! (Editora Méritos em coautoria com Carina Tonieto e outros autores), Ética: quem determina nossas escolhas?! (Editora Méritos, em coautoria com Carina Tonieto e outros autores), Filosofia, educação e sociedade (UPF Editora), Apresentação de trabalhos científicos (Editora UPF), Diálogo e investigação (Editora Méritos), Sobre filosofia e educação: racionalidade e tolerância (UPF editora), Universidade, filosofia e cultura (UPF editora) e Educar o educador (em coautoria com Carina Tonieto, Editora Mercado de Letras).

Downloads

Publicado

18-12-2015

Como Citar

FÁVERO, A. A. DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA AVALIAÇÃO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS/THEORETICAL AND METHODOLOGICAL CHALLENGES OF EVALUATION IN EDUCATIONAL PROCESSES. Roteiro, [S. l.], v. 40, p. 85–100, 2015. DOI: 10.18593/r.v40i0.9199. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9199. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Avaliação e regulação da educação em contextos ibero e latino-americanos