Análise do Eixo Temático Gestão Educacional do Plano de Ações Articuladas no Nordeste do Brasil

Autores

  • Sthenio José Ferraz Magalhães Fundação Joaquim Nabuco
  • Verônica Soares Fernandes Fundação Joaquim Nabuco

Resumo

Recorrendo a uma abordagem de cunho qualiquantitativo, este estudo teve como objetivo analisar o eixo temático da Gestão Educacional do Plano de Ações Articuladas (PAR), a fim de perceber como se configura a gestão democrática no contexto dos municípios de pequeno porte da região Nordeste do Brasil. Pautados na perspectiva da pesquisa documental, utilizamos como método para coleta de dados a análise de documentos oficiais do Governo Federal e do banco de dados do PAR dos municípios da amostra que obtiveram baixo IDEB nos anos de 2005 e 2007. Com base nos indicadores definidos a posteriori, os resultados sugerem que os dispositivos facilitadores da gestão democrática estão enfraquecidos nos municípios pesquisados. Os espaços municipais de planejamento participativo, como o Conselho Municipal de Educação e o Plano Municipal de Educação, inexistem ou estão desarticulados. Na escola, as instâncias de vivências democráticas, como o Conselho Escolar, a formulação do Projeto Pedagógico e a eleição de diretores, encontram-se inexpressivos e distantes de exprimir os anseios locais. Dessa forma, inferimos que pode haver uma relação entre a insuficiência das instâncias facilitadoras da gestão democrática e o baixo IDEB desses municípios, permitindo estabelecer uma lógica entre os elementos da gestão democrática e a qualidade da educação.

Palavras-chave: Gestão da educação. Política educacional. Plano de Ações Articuladas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-06-2012

Como Citar

MAGALHÃES, S. J. F.; FERNANDES, V. S. Análise do Eixo Temático Gestão Educacional do Plano de Ações Articuladas no Nordeste do Brasil. Roteiro, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 147–167, 2012. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/812. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos