CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: REDUCIONISMO OU IMBRICAÇÕES? / Curriculum and external evaluation on municipal schools of São Paulo city: reductionism or overlaps?

Autores

  • Bárbara Barbosa Born Universidade de São Paulo - USP
  • Raíssa de Oliveira Chappaz Universidade de São Paulo - USP

Resumo

O presente artigo teve como objetivo problematizar a disseminação das avaliações externas nas redes de ensino, particularmente no que se refere aos seus potenciais impactos sobre o currículo, a partir da investigação da política curricular para o ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, a partir da metodologia da análise documental, observando a política de avaliação dessa rede. Utilizou-se como base teórica os aportes de Lukács (2010) e Madaus (1988). Os resultados mostraram não ser possível afirmar uma relação de redução curricular quanto à elaboração das políticas, mas uma imbricação entre ambas.

Palavras-chave: Avaliação externa. Política curricular. Prova São Paulo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Barbosa Born, Universidade de São Paulo - USP

Mestranda do programa de Estado, Sociedade e Educação da Universidade de São Paulo - USP. Bacharel e Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como professora de história no ensino Fundamental II na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Principal área de pesquisa:Avaliação Educacional. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Avaliação Educacional (GEPAVE), dentro do qual desenvolve a pesquisa "A Prova São Paulo e seus possíveis impactos na Política Curricular do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de São Paulo"

Raíssa de Oliveira Chappaz, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em pedagogia pela Universidade de São Paulo (2011). Tem experiência como pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação externa, público e privado na educação, avaliação de políticas públicas e política educacional. Atualmente, encontra-se cursando mestrado acadêmico em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) na linha de pesquisa Estado, Sociedade e Educação com o projeto A Prova São Paulo e seus possíveis impactos na Política Curricular do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de São Paulo". É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Avaliação Educacional (GEPAVE) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde também atua na coordenação de um projeto. E também é professora de Educação Infantil na Rede Municipal de São Paulo.

Downloads

Publicado

25-09-2014

Como Citar

BORN, B. B.; CHAPPAZ, R. de O. CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: REDUCIONISMO OU IMBRICAÇÕES? / Curriculum and external evaluation on municipal schools of São Paulo city: reductionism or overlaps?. Roteiro, [S. l.], v. 39, n. 2, p. 371–390, 2014. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4286. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Sistema Nacional de Avaliação