Casos de ensino nas pesquisas sobre formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46.27212

Palavras-chave:

Formação de Professores, Casos de Ensino, Estado da Arte, Pesquisa em Educação

Resumo

Este texto tem como propósito sistematizar a utilização dos casos de ensino como elemento teórico-metodológico nas pesquisas acerca da formação de professores no âmbito da pós-graduação stricto sensu. O estudo, de caráter exploratório e cunho documental, toma como lócus de investigação a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, tendo em vista que ambas as bases de dados concentram produções dos programas de pós-graduação. A primeira etapa do estudo identificou 264 teses e dissertações, que passaram por análise de títulos, resumos e palavras-chave, consolidando 36 pesquisas que foram, efetivamente, o corpus de análise da investigação. Os 36 trabalhos foram analisados na íntegra, com o propósito de realizar uma síntese integrativa abarcando os seguintes eixos de discussão: referentes teóricos; aspectos que constituem a metodologia; e, resultados das investigações. Foram identificadas publicações a partir do ano de 2001, sendo que a maior parte das pesquisas toma os casos de ensino como instrumento de investigação e formação, geralmente associado a outros instrumentos. Naquelas pesquisas em que há centralidade dos casos de ensino como objeto de estudo, explora-se seu potencial formador e a contribuição para o desenvolvimento profissional docente. Desponta, ainda, a necessidade de que as pesquisas no campo da formação de professores explorem mais os casos de ensino como elemento formador, uma vez que estes se configuram como possibilidades de promover efetiva reflexão sobre a ação do professor.

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Biografia do Autor

Juliano Agapito, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com ingresso em 2019/I, sob orientação da Professora Doutora Márcia de Souza Hobold. Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2013), especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho (2008), licenciado em Educação Física pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2003) e com segunda licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário de Jales - UNIJALES (2018). Atua como docente da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Joinville/SC e na Educação Superior no curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Guilherme Guimbala / Associação Catarinense de Ensino (FGG/ACE). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Formação de Professores, Educação Especial, Educação Inclusiva e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Professor Iniciante, Indução Profissional Docente, Trabalho e Formação Docente, Pesquisa na Educação Básica, Educação Especial Inclusiva, Diversidade e Educação Física Escolar. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC), coordenado pela professora Dra. Márcia de Souza Hobold, desde 2018/I até o momento.

Márcia de Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. De 2013 a 2015, fez pós-doutorado na PUC SP, com bolsa do CNPq, sob orientação da professora Marli André. Atualmente é Professora Efetiva do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, do Centro de Ciências da Educação - CED da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Foi professora titular da Universidade de Joinville - UNIVILLE (2008-2017), atuando no Departamento de Psicologia e no Programa de Mestrado em Educação. Atuou como coordenadora do Programa de Mestrado em Educação da UNIVILLE, por quatro anos (2013 a 2016), e dois anos como vice-coordenadora (2011-2012). No mestre ' s O Programa de Educação lecionava as disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa e formação de professores. Foi vice-coordenadora do GT 8 (Formação de Professores), gestão 2017-2018 e atualmente é coordenadora do GT 8, nos anos 2018-2019. Desenvolve pesquisas sobre formação de professores (inicial e continuada), Didática (práticas docentes), condições de trabalho, iniciação docente, profissionalismo, identidade e saberes docentes. Trabalhou durante dezoito anos no Ensino Fundamental e Médio, atuando como Professora, Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica. Desde 2005, é membro do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação - Programa de Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE, UFSC. Também integra a Rede Interinstitucional de Pesquisa em Práticas de Capacitação e Ensino (RIPEFOR). Português: Doutora em Educação (Psicologia da Educação), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. De 2013 a 2015 realizou seu Estágio de Pós-doutoranda, na PUC SP, com bolsa do CNPq, sob supervisão da Professora Marli André. Atualmente é Professora efetiva de Didática do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, do Centro de Ciências da Educação - CED, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Foi professora da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2008-2017), atuando no Departamento de Psicologia e no Programa de Mestrado em Educação. Atuou como coordenadora do Programa de Mestrado em Educação, da UNIVILLE, por quatro anos (2013 a 2016), e mais dois anos como vice-coordenadora (2011-2012). No Programa de Mestrado em Educação lecionou como disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa e formação docente. Foi vice-coordenadora do GT 8 (Formação de Professores), gestão 2017-2018 e, atualmente, é a coordenadora do GT 8, nos anos de 2018-2019. Desenvolve pesquisas sobre a formação de professores (inicial e continuada), Didática (práticas de ensino), condições de trabalho, início da docência, profissionalidade, identidade e saberes docentes. Atuou por dezoito anos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, exercendo as funções de professora, Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica. Desde 2005, integra o Núcleo de Pesquisa sobre o Desenvolvimento Profissional dos Professores do Programa de Educação - Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE, da UFSC. Também integra a Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes (RIPEFOR).

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Publicado

15-07-2021

Como Citar

AGAPITO, J.; HOBOLD, M. de S. Casos de ensino nas pesquisas sobre formação de professores. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e27212, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27212. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27212. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Casos de Ensino na pesquisa e na formação de professores

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