Autobiografia e a necessária incompletude das histórias de professores

Autores

  • Janet L. Miller Teachers College, Columbia University

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.27182

Palavras-chave:

Currículo, Autobiografia, Formação de professores

Resumo

O artigo é um convite para interrogar meu trabalho sobre autobiografia, gênero e currículo. Em diálogo com a obra de Maxine Greene, em especial com “As formas da infância relembrada”, revisito meu interesse pela autobiografia, como gênero e método, na pesquisa educacional. As questões que atraem minha atenção são os desafios que as teorias pós-estrutural, psicanalítica, pós-colonial e queer apresentam à unidade e à coerência do “eu” intacto e plenamente consciente das práticas autobiográficas ocidentais, assim como aos limites de sua representação. Argumento que a autobiografia, como uma forma de investigação educacional, seja considerada também como literatura, assumindo o potencial da literatura imaginativa de interromper, ao invés de reforçar, as versões estáticas e essencializadas de nossos “eus” e do nosso trabalho como educadores. Esse pode, a meu ver, ser o único motivo para usar a autobiografia como uma forma de investigação educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janet L. Miller, Teachers College, Columbia University

Janet Miller é professora emérita em English Education no Teachers College da Columbia University. Seus interesses de pesquisa envolvem a teorização do currículo feminista, construções de identidades de professores em esforços de colaboração e reforma escolar, questões de representação, especialmente em formas autobiográficas.

Referências

BEHAR, R. The vulnerable observer: anthropology that breaks your heart. Boston: Beacon Press, 1996.

BENSTOCK, S. The female self-engendered: autobiographical writing and theories of selfhood. Women’s Studies, v. 20, p. 5-14, 1991. DOI: https://doi.org/10.1080/00497878.1991.9978885. DOI: https://doi.org/10.1080/00497878.1991.9978885

BERGLAND, B. Postmodernism and the autobiographical subject. In: ASHLEY, K.; GILMORE, L.; PETERS, G. (org.). Autobiography and postmodernism. Amherst: The University of Massachusetts Press, 1994. p. 130-166.

BUTLER, J. Bodies that matter: on the discursive limits of “sex”. New York: Routledge, 1993.

BUTLER, J. Contingent foundations: feminism and the question of “post-modernism”. In: BUTLER, J.; SCOTT, J. W. (org.). Feminists theorize the political. New York: Routledge, 1992. p. 3-21.

BUTLER, J. Gender trouble: feminism and the subversion of identity. New York: Routledge, 1990.

DAVIES, B. Shards of glass: children reading and writing beyond gendered identities. Cresskill, NJ: Hampton Press, 1993.

FELMAN, S. What does a woman want? Reading and sexual difference. Baltimore, MD: The Johns Hopkins University Press, 1993.

FOUCAULT, M. Power/knowledge: selected interviews and other writings 1972-1977. New York: Pantheon Book, 1980.

GILMORE, L. Autobiographics: a feminist theory of women´s self-representation. Ithaca, NY: Cornell University Press, 1994.

GREENE, M. Metaphors and multiplex: representation, the arts and history. Phi Delta Kappan, v. 78, n. 5, p. 387-394, 1997.

GREENE, M. Releasing the imagination: essays on education, the arts and social change. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 1995.

GREENE, M. Teacher as a stranger: educational philosophy for the modern age. Belmont, CA: Wadsworth, 1973.

GRUMET, M. The politics of personal knowledge. In: WITHERELL, C.; NODDINGS, N. (org.). Stories lives tell: narrative and dialogue in education. New York, NY: Teachers College Press, 1991. p. 67-77.

JELINEK, E. C. Women’s autobiography: essays in criticism. Bloomington: Indiana University Press, 1980.

KLAUS, C. H. The chameleon “I”: On voice and personality in the personal essay. In: YANCEY, K. B. (org.). Voices on voice: perspectives, definitions, inquiry. Urbana, IL: National Council of Teachers of English, 1994. p. 111-129.

MARSHALL, B. Teaching the postmodern: fiction and theory. New York: Routledge, 1992.

MARTIN, B. Lesbian identity and autobiographical difference. In: BROKSKI, B.; SCHENCK, C. (org.). Life/lines: theorizing women´s autobiography. Ithaca, NY: Cornell University Press, 1988. p. 77-103. DOI: https://doi.org/10.7591/9781501745560-007

MASON, M. G.; GREEN, C. H. Journeys: autobiographical writings by women. Boston: G. K. Hall, 1979.

MILLER, J. L. Sounds of silence breaking: women, autobiography, curriculum. New York: Peter Lang, 2005.

NICHOLSON, L. J. The second wave: a reader in feminist theories. New York: Routledge, 1997.

PINAR, W. F. Contemporary curriculum discourses. Scottsdale, AZ: Gorsuch Scarisbrick Publishers, 1988.

PINAR, W. F.; GRUMET, M. R. Toward a poor curriculum. Dubuque, IA: Kendall/Hunt, 1976.

PINAR, W. F. Search for a method. In: PINAR, W. F. (org.). Curriculum theorizing: the reconceptualists. Berkeley, CA: McCutchan, 1975. p. 415-424.

SARTRE, J.-P. Search for a method. New York: Vintage Books, 1968.

SCOTT, J. The evidence of experience. Critical Inquiry, v. 178, n. 3, p. 773-797, 1991. DOI: https://doi.org/10.1086/448612

SMITH, S.; WATSON, J. Women, autobiography, theory: a reader. Madison: University of Wisconsin Press, 1998.

WEEDON, C. Feminist practice and poststructuralist theory. New York: Basil Blackwell, 1987.

Downloads

Publicado

01-03-2021

Como Citar

MILLER, J. L. Autobiografia e a necessária incompletude das histórias de professores. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e27182, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.27182. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27182. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Uma alternativa às políticas curriculares centralizadas