Da família na escola à escola no lar: notas sobre uma polêmica em curso

Autores

  • Maria Eulina Pessoa de Carvalho Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23222

Palavras-chave:

Escola sem partido, Educação domiciliar, Relações escola–família, Educação pública, Profissionalidade docente

Resumo

Com base em pesquisa bibliográfica e documental, o texto examina contextos, conceitos e discursos envolvidos no debate dos projetos “escola sem partido” e “educação domiciliar”, que confundem as funções educativas da família e da escola e atentam contra o sentido da educação pública e a profissionalidade docente. Para explicitar esses argumentos, no marco das relações família-escola e da emergência de recentes tendências neoconservadoras e neoliberais, atualiza a movimentação dos projetos no legislativo federal, analisa os textos das últimas versões e revisa literatura acadêmica recente. Constata que enquanto o primeiro projeto é uma tentativa de controle do currículo escolar e da atuação docente por um grupo de famílias, o segundo pretende legitimar a evasão das crianças do espaço público da escola para receberem toda educação em casa, ignorando a profissionalidade docente. Este último ponto é ilustrado pelo debate entre internautas quando do lançamento do mais recente projeto de educação domiciliar.

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Biografia do Autor

Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1978), Mestra em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1989), PhD em Currículo, Ensino e Política Educacional pela Michigan State University, USA (1997), Pós-doutorado na Universidade de Valencia, Espanha (2011). Professora associada da Universidade Federal da Paraíba (Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Gradução em Educação). Líder do grupo de pesquisa Currículo Transversal nas interseções escola-família-comunidade e na formação-prática docente. Pesquisa e orienta em relações de gênero, currículo, política educacional, relações escola-família. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 pesquisando relações de gênero na educação superior. Integrou o comitê científico da Anped e integra o conselho editorial de várias revistas.

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Publicado

09-06-2020

Como Citar

CARVALHO, M. E. P. de. Da família na escola à escola no lar: notas sobre uma polêmica em curso. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–28, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.23222. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23222. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Políticas educacionais e o avanço da nova (ou extrema?) direita