A aula de História: a experiência e a biografia docente na produção do conhecimento escolar de História

Autores

  • Everton Carlos Crema UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.22983

Palavras-chave:

Metodologia de ensino, Didática da História, Biografia docente, Produção estética da aula

Resumo

A discussão encaminhada vai ao encontro das condições e possibilidades de criação/construção das aulas de história desenvolvidas por professoras e professores da rede pública de ensino de União da Vitória, PR, tendo como perspectiva de mediação a experiência profissional docente, a cultura escolar, o currículo e a diversidade de metodologias de ensino-aprendizagem. Discutir o processo criativo dos conteúdos e metodologias do ensino escolar de História apresenta-se fundamentalmente importante e necessário, pois se desenvolvem dentro de relações e alcance mais pragmáticos e em resposta a questões mais próximas e urgentes às escolas. Em contraste às continuadas sucessões, sobreposições curriculares, à falta de uma formação continuada eficaz e à distância formativa da universidade, desenvolvem-se, por parte de nossos professores, estratégias didático-metodológicas autorais no ensino escolar de História. Precisamos olhar para as condições e práticas de ensino de História que se desenvolvem nas salas de aulas de nossas escolas, buscando nesse processo uma aproximação entre os níveis escolares e de formação docente. Por meio de pesquisas da biografia profissional docente e da análise das práticas didático-metodológicas, percebemos em reflexo que elas se desenvolvem próximas à experiência profissional e à cultura escolar e, sobretudo, compartilham de um espectro metodológico diverso e próximo do que convencionamos chamar de produção estética da aula. Nesse sentido a pesquisa aplicada dentro das escolas ultrapassa a idealização e formalização do currículo e busca construir um desenho didático mais próximo da realidade do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Carlos Crema, UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná

Possui graduação em História pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória (2002). Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná, na área de Cultura e Poder (2011) e Doutor em Educação pela UFPR na área de cultura, escola e ensino (2019). Professor do Curso de História, da UNESPAR - FAFIUV - Universidade Estadual do Paraná - campus União da Vitória. Membro do Conselho de campus (2014-2015) Desenvolve projetos de pesquisa em História da Alimentação, História do Paraná, História Local, Educação Histórica, Currículo e Ensino de História. Desenvolveu como Coordenador o Projeto: Os Catadores da Margem Esquerda: Coleta e Sobrevivência no Médio Iguaçu no século XXI, vinculado ao programa de extensão Universitária, Universidade Sem Fronteiras, Fomentado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI, do Estado do Paraná. Coordenou projeto de pesquisa e extensão - Linguagens e Tecnologias para o Ensino de História - Fundação Araucária e o projeto Gênero e Diversidade sexual: Ações afirmativas para combater a violência - Universidade Sem fronteiras - SEED-PR. Coordena Projeto de Extensão Projeto Integrar: ressocialização, formação e capacitação de jovens em situação de risco e sob medidas socioeducativas, convênio com a Promotoria Estadual de União da Vitória e Secretaria Municipal de Ação Social, financiado pelo Programa Universidade Sem Fronteiras - UGF - Fundo Paraná. Coordena o Projeto Digitalizar, digitalização do acervo documental do município de União da Vitória convênio UNESPAR -  financiado pela Prefeitura Municipal de União da Vitória. Coordena projeto de extensão Projeto Educar: para a não violência - PIBEX-UNESPAR, em convênio com a Vara da Infância e Juventude e Promotoria Estadual de União da Vitória. Coordena Projeto de Pesquisa - PIC -UNESPAR 2019-2020 - as concepções e a construção das relações de gênero nos anos finas do ensino fundamental e o processo de criação do pensamento histórico   seu ensino na sala de aula nos anos finais do ensino fundamental. Organizador do Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História evento anual on line. Membro do Projeto de Pesquisa CNPQ Memórias e Conflitos Sociais (Indígenas, Quilombolas e Napalm: Uma história da Guerrilha do Araguaia (PPGE UFPR), entre outros. Coordenada o Programa de Desenvolvimento Educacional PDE - SEED - UNESPAR - Campus União da Vitória. Membro fundador do LAPHIS - Laboratório de Aprendizagem Histórica - UNESPAR FAFIUV. Participou do Comité de Ética da referida instituição. Presidiu o Instituto de Ensino, Pesquisa e Prestação de Serviço em União da Vitoria - Paraná 2011-2012. Membro do grupo de Pesquisa História Intelectual, História dos Intelectuais e Historiografia - vinculado a UFPR-CNPQ e Membro do grupo de Pesquisa Cultura, Práticas Escolares e Educação Histórica - vinculado a UFPR-CNPQ.

Referências

APPLE, M. W. Conhecimento oficial: a educação democrática numa era conservadora. Petrópolis: Vozes, 1997.

ARROYO, M. G. Outros sujeitos, outras pedagogias. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

ARROYO, M. G. Educador em diálogo com nosso tempo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

BENITO, A. E. El manual escolar y la cultura professionalo de los docentes. Tendências Pedagógicas, v. 14, p. 169-180, 2009.

GOODSON, I. F. As políticas de currículo e de escolarização. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

LESSARD-HÉBERT, M.; GOYETTE, G.; BOUTIN, G. Investigação qualitativa. Fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.

RÜSEN, J. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Curitiba: Editora UFPR, 2015.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010

YOUNG, M. F. D. Conhecimento e currículo: do sócio construtivismo ao realismo social na sociologia da educação. Porto, Portugal: Porto Editora, 2010.

Downloads

Publicado

22-07-2020

Como Citar

CREMA, E. C. A aula de História: a experiência e a biografia docente na produção do conhecimento escolar de História. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–24, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.22983. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/22983. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção temática:Aprendizagem histórica e formação de professores: contribuições da pesquisa em educação histórica