Construindo as competências do professor do ensino superior no Brasil: uma análise de trajetórias de docentes de escola de negócios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i3.19878

Palavras-chave:

Ensino superior, Competências docentes, Universidades particulares, Escola de negócios

Resumo

Desde o final da década de 1990, a demanda por educação superior em administração aumentou no Brasil, proporcionando benefícios às universidades particulares. Embora esse ambiente ofereça grande oportunidade para as escolas de negócios, ele também implica uma série de questões desafiadoras, que impactam a cadeia de valor do ensino. Entendendo serem as pessoas o grande diferencial das organizações bem-sucedidas, este artigo teve por objetivo refletir sobre a necessidade de as universidades particulares buscarem no corpo docente suas bases para a vantagem competitiva. Baseando-se no conceito de competências profissionais, argumenta-se que as competências dos docentes são estritamente relacionadas ao seu contexto de atuação, devendo, portanto, ser identificadas e desenvolvidas pela gestão universitária. Como aporte teórico, foram utilizados os estudos de Perrenoud (1998), Tardif (2000) e Shugurensky (2006), entre outros. Assim, o artigo explorou, por meio de um estudo de caso, quais são os fatores determinantes à construção das competências docentes na perspectiva dos professores. Os resultados revelaram que os professores atribuem à prática em sala de aula o maior diferencial na formação de suas competências, em detrimento dos fatores colaborativos e institucionais.

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Biografia do Autor

Cecília Berger, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestranda em Administração na PUCPR. Bacharel em Design de Produto pela UFPR, com MBA em Gestão Empresarial pela UNIOPET. E-mail: 

Leandro Figueira Neto, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestrando em Administração na PUCPR. Graduado em Economia pela Faculdade de Economia, Finanças e Administração de São Paulo em 1993, em Gestão Empresarial pela FGV em 2010. 

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Licenciada em Pedagogia, bacharel em Direito, mestre em Gestão de Instituições de Educação Superior, mestre em Educação, doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Editora da Revista Diálogo Educacional – PUCPR.

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Publicado

20-08-2019

Como Citar

BERGER, C.; NETO, L. F.; VIEIRA, A. M. D. P. Construindo as competências do professor do ensino superior no Brasil: uma análise de trajetórias de docentes de escola de negócios. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 3, p. 1–24, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i3.19878. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/19878. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua