Da zona rural à escola urbana: problematizando relações pedagógicas entre professoras e crianças

Autores

  • Luana Zanotto Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da InfânciaUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar) https://orcid.org/0000-0002-0689-9112
  • Fernando Donizete Alves Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da InfânciaUniversidade Federal de São Carlos (PPGE) https://orcid.org/0000-0002-9354-7851
  • Aline Sommerhalder Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da InfânciaUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar) https://orcid.org/0000-0002-6024-0853

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i3.17773

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Crianças de zona rural, Escola urbana

Resumo

O presente estudo focaliza as práticas pedagógicas de duas professoras – pedagoga e educadora física – na relação com um grupo de crianças residente em zona rural, inserido em uma escola municipal situada em perímetro urbano de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Nessa direção, objetivou compreender como ocorre a relação entre as professoras e as crianças no cotidiano das práticas pedagógicas. Os participantes foram 11 crianças estudantes do terceiro ano do ensino fundamental e duas professoras responsáveis pela turma (uma pedagoga e uma educadora física). Com base na abordagem qualitativa de pesquisa foi realizada observação participante em dois espaços escolares em que crianças e professoras convivem: na sala de aula e na quadra poliesportiva. Para sistematização das informações foram realizados registros em diário de campo. Todo o material coletado foi interpretado e categorizado via análise de conteúdo. Os resultados revelam relações positivas entre professoras e crianças. Por outro lado, revelam as dificuldades enfrentadas nas práticas pedagógicas com a população rural inserida na escola urbana, sobretudo no que concerne às diferenciações dos contextos de vida que perpassam o espaço rural onde vivem as crianças. Assim, há uma implicação nos saberes experienciais construídos nos intramuros da escola, os quais remetem à reflexão sobre como se realiza a formação inicial e continuada de professores que atuam com crianças moradoras da zona rural.

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Biografia do Autor

Luana Zanotto, Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da InfânciaUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância

Estudante do Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSCar)

Fernando Donizete Alves, Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da InfânciaUniversidade Federal de São Carlos (PPGE)

Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSCar)

Departamento de Educação Física e Motricidade Humana

Aline Sommerhalder, Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da InfânciaUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSCar)

Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas

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Publicado

25-04-2019

Como Citar

ZANOTTO, L.; ALVES, F. D.; SOMMERHALDER, A. Da zona rural à escola urbana: problematizando relações pedagógicas entre professoras e crianças. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 3, p. 1–20, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i3.17773. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/17773. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua