Seria possível uma epistemologia freiriana decolonial? Da “Cultura do Silêncio” ao “Dizer a Sua Palavra”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i3.17527

Palavras-chave:

Decolonialidade, Cultura do silêncio, Dizer a sua palavra

Resumo

A colonialidade está presente na construção da mente e do imaginário latino-americano. Por meio da análise bibliográfica dos estudos pós-coloniais, subalternos e decoloniais, abordam-se as diferentes formas de representação da colonialidade, tendo a “Cultura do silêncio” proposta por Paulo Freire como expressão possível dessa relação de opressão. Dessa forma, objetiva-se pensar o conceito de “Cultura do silêncio” como uma representação da colonialidade do ser, na qual os sujeitos são subjugados e retirados do direito de pronunciamento crítico do (seu) mundo, propondo o conceito “Dizer a sua palavra” como uma forma de práxis decolonial. Consideramos que a ação de “Dizer a sua palavra” passa a ser um ato de desobediência epistêmica e de humanização dos corpos e mentes dos(das) subalternizados(as)/colonizados(as)/oprimidos(as).

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Biografia do Autor

Camila Wolpato Loureiro, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em História - Licenciatura Plena e Bacharelado, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é Mestranda e bolsista Capes/ FAPERGS no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim e membro do Grupo de Pesquisa Educação Popular na Universidade (GRUPEPU).

Thiago Ingrassia Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul

Pós-Doutor em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sociólogo. Professor Adjunto da área de Fundamentos da Educação, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Popular na Universidade (GRUPEPU), que tem como objetivo pensar a educação popular em diferentes processos formativos, em especial o Ensino Superior.

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Publicado

10-06-2019

Como Citar

LOUREIRO, C. W.; PEREIRA, T. I. Seria possível uma epistemologia freiriana decolonial? Da “Cultura do Silêncio” ao “Dizer a Sua Palavra”. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 3, p. 1–18, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i3.17527. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/17527. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua