Contando outra história da educação popular: uma interlocução entre o pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i1.16988

Resumo

Nesse texto apresentamos a resenha da obra: MOTA NETO, J. C. da. Por uma pedagogia decolonial na América Latina: reflexões em torno do pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sil-Lena Ribeiro Calderaro Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Atualmente é concursada e está licenciada pela Secretaria de Educação do Estado do Pará para estudos de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC-UFSC) e do Grupo de Pesquisa Rastros da Universidade São Francisco - SP (USF). Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Pará (1999). Tem experiência na área de Letras com ênfase em Literatura e Linguística, desenvolve projetos interdisciplinares para formação de leitores críticos e criativos como: a "Roda de leitura", "Carimboletrando" e "Cine-biblioteca". Desenvolve, também, projetos na linguagem do audiovisual, documentando as histórias de vida de educandos com enfase na temática sobre racismo na escola, abordando as relações étnico-raciais e práticas discriminatórias no contexto escolar. No campo da Literatura coordena o projeto pedagógico "Sarau Lítero-Musical", que proporciona aos/às estudantes o contato com os textos literários nas linguagens do teatro, música e da dança.

Elison Antonio Paim, UFSC

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lotado no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) do Centro de Educação. Vice-coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História de junho de 2014 a junho de 2016. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Vice-líder do Grupo de Pesquisas Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC -UFSC), vice-líder do Grupo de Pesquisas Rastros (USF), membro do Grupo de Pesquisas Kairós (Unicamp) , Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Praticas de Ensino, Experiências de Ensino. Desenvolve trabalhos de Ensino, Pesquisa e orientação de Tcc, mestrado e doutorado nos seguintes temas: estagio; formação docente; experiencia, memória; fazer-se professor, historia; ensino de historia, memória e patrimônio cultural, educação para as relações étnico raciais.

Referências

MOTA NETO, J. C. da. Por uma pedagogia decolonial na América Latina: reflexões em torno do pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016.

Downloads

Publicado

19-02-2019

Como Citar

OLIVEIRA, S.-L. R. C.; PAIM, E. A. Contando outra história da educação popular: uma interlocução entre o pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 1, p. 1–4, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i1.16988. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16988. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Resenha