INFRAESTRUTURA ESCOLAR: INTERFACE ENTRE A BIBLIOTECA E AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

Autores

  • Paulo Sérgio Garcia Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v41i3.10112

Resumo

Resumo: Com este estudo objetivou-se investigar como ocorre a interface entre a biblioteca e as possibilidades de aprendizagem dos alunos. Um estudo de caso foi utilizado para coletar dados junto às escolas municipais de Ensino Fundamental I da região do Grande ABC, nas quais os alunos apresentaram alto desempenho na competência de leitura e interpretação de textos na Prova Brasil (2011). Os resultados mostraram que as escolas organizavam e utilizavam diferentes ações educativas e projetos pedagógicos, organizados pelos professores e pela gestão escolar. Mais de 30 projetos foram identificados e agrupados. Seus objetivos se associavam ao desenvolvimento da leitura e à ampliação do tempo de aprendizagem, entre outros. Compreender a organização das ações educativas e dos projetos pedagógicos e o sentido destes para as escolas pode contribuir trazendo indicações aos diretores no intuito de auxiliá-los a melhorar o desempenho dos alunos em leitura.

Palavras-chave: Infraestrutura. Biblioteca. Ensino Fundamental I. Projetos pedagógicos.  

  

SCHOOL INFRASTRUCTURE: INTERFACE BETWEEN THE LIBRARY AND STUDENTS’ LEARNING POSSIBILITIES 

 

Abstract: In this study it was aimed to investigate how the connection between the library and student learning opportunities is established. A case study was used to collect data from the municipal elementary schools (Ensino Fundamental I) in the Great ABC region, in which the students presented high performance in reading skills and text comprehension in Brazilian Exam (Prova Brazil) (2011). Results showed that schools organized and used different educational and pedagogical projects, organized by teachers and school management. More than 30 projects have been identified and grouped. Their objectives were associated with the development of reading and the expansion of learning time. Understanding the organization of educational and pedagogical projects and their meaning to schools can contribute bringing directions to principals in order to assist them to improve students’ reading performance.

Keywords: School infrastructure. Library. Elementary School. Pedagogical projects.

 

LA INFRAESTRUCTURA ESCOLAR: INTERFAZ ENTRE LA BIBLIOTECA Y LAS POSIBILIDADES DE APRENDIZAJE DE LOS ALUMNOS

Resumen: Este estudio tiene como objetivo investigar cómo es la interfaz entre la biblioteca y las oportunidades de aprendizaje del estudiante. Un estudio de caso se utilizó para recopilar datos de las Escuelas Primarias Municipales I de la región del Gran ABC, que los estudiantes presentan un alto rendimiento en las habilidades de lectura y la interpretación de los textos en la Prueba de Brasil (2011). Los resultados mostraron que la escuela organiza y utiliza diferentes proyectos educativos y pedagógicos, organizados por los maestros y la gestión escolar. Han sido identificados y agrupados más de 30 proyectos. Sus objetivos se asociaron con el desarrollo de la lectura y la expansión de tiempo de aprendizaje, entre otros. Comprender el significado de la organización de las actividades y proyectos educativos ayuda a los directores en la organización escolar para mejorar el rendimiento de la lectura en los estudiantes.

Palabras clave: Infraestructura. Biblioteca. Proyectos educativos Escuela Primaria I.

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Biografia do Autor

Paulo Sérgio Garcia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

  • Docente do programa de pós-graduação em Educação da Universidade de São Caetano do Sul.  
  • Coordenador do Observatório da Educação do Grande ABC. 

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Publicado

04-10-2016

Como Citar

GARCIA, P. S. INFRAESTRUTURA ESCOLAR: INTERFACE ENTRE A BIBLIOTECA E AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. Roteiro, [S. l.], v. 41, n. 3, p. 587–608, 2016. DOI: 10.18593/r.v41i3.10112. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/10112. Acesso em: 28 mar. 2024.