A PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: APROXIMAÇÕES QUE SE POTENCIALIZAM

Autores

  • Fábio Mariani Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Mato Grosso; Universidade Federal do Mato Grosso.
  • Filomena Maria de Arruda Monteiro Universidade Federal do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v41i1.8878

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir as aproximações estabelecidas entre o campo da formação de professores e a narrative inquiry, com destaque para as potencialidades que essa perspectiva metodológica trouxe para os estudos e investigações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc), bem como apresentar resultados de uma pesquisa narrativa desenvolvida no contexto do referido grupo, que teve como objetivo compreender os sentidos construídos por um grupo de licenciandos em Física sobre as experiências formativas vivenciadas no processo de formação inicial. A pesquisa revela os dilemas enfrentados pelos licenciandos no que diz respeito a se perceberem e se aceitarem como profissionais da educação, as dificuldades na transposição de alunos para professores e as influências das experiências formativas na constituição de suas identidades docentes.

Palavras-chave: Pesquisa Narrativa. Formação de Professores. Desenvolvimento Profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Mariani, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Mato Grosso; Universidade Federal do Mato Grosso.

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Mato Grosso

Filomena Maria de Arruda Monteiro, Universidade Federal do Mato Grosso

Pós-doutora pela Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Educação pela UFSCAR. Professora da Universidade Federal do Mato Grosso.

Downloads

Publicado

23-03-2016

Como Citar

MARIANI, F.; DE ARRUDA MONTEIRO, F. M. A PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: APROXIMAÇÕES QUE SE POTENCIALIZAM. Roteiro, [S. l.], v. 41, n. 1, p. 109–134, 2016. DOI: 10.18593/r.v41i1.8878. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8878. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê A narrativa na pesquisa e na formação docente