FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA AMÉRICA LATINA NO CONTEXTO DO MUNDO GLOBALIZADO

Autores

  • Marilandi Maria Mascarello Vieira IFRS - Câmpus Sertão
  • Ivan Carlos Bagnara Faculdade IDEAU – Campus Getúlio Vargas, RS e Professor da Universidade do Contestado – Campus Concórdia, SC.

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v40i2.6716

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma visão panorâmica sobre as ações propostas
pela Organização das Nações Unidas (Unesco) para a Educação, a Ciência e a Cultura com a temática formação de professores. O artigo foi elaborado a partir da pesquisa bibliográfica e da análise das Declarações e Recomendações da Unesco, aprovadas nas reuniões Promedlac e Prelac entre 1981 e 2007. Assim, traçou-se um retrato do processo de globalização, formação de blocos econômicos, atuação da Unesco em relação à educação e às ações e diretrizes propostas pelo órgão quanto à formação dos professores. Como resultados, tem-se que o organismo teve papel de destaque na definição de políticas educacionais nas décadas de 1980 e 1990, mas perdeu seu poder de atuação, pois os organismos financeiros de dimensão global assumiram o protagonismo na tarefa de definir princípios e estratégias em todos os âmbitos da vida política, econômica e cultural da região da região latino-americana.
Palavras-chave: Formação de professores. Globalização. América Latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilandi Maria Mascarello Vieira, IFRS - Câmpus Sertão

Mestre em Educação e Mestre em Direito. Doutoranda em Educação nas Ciências. Professora e coordenadora de curso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Sertão.

Ivan Carlos Bagnara, Faculdade IDEAU – Campus Getúlio Vargas, RS e Professor da Universidade do Contestado – Campus Concórdia, SC.

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo, doutorando em Educação nas Ciências/UNIJUI, professor da Faculdade IDEAU – Campus Getúlio Vargas, RS e Professor da Universidade do Contestado – Campus Concórdia, SC.

Downloads

Publicado

26-10-2015

Como Citar

MASCARELLO VIEIRA, M. M.; BAGNARA, I. C. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA AMÉRICA LATINA NO CONTEXTO DO MUNDO GLOBALIZADO. Roteiro, [S. l.], v. 40, n. 2, p. 437–460, 2015. DOI: 10.18593/r.v40i2.6716. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6716. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos