AVALIAÇÃO E QUALIDADE: DIFERENTES PERCURSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Nilceia Vieira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE)
  • Valdete Côco Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v40i1.4291

Resumo

As questões envolvendo a avaliação e a qualidade continuam na centralidade das políticas educacionais brasileiras, e são também objeto de muitos trabalhos científicos. Este texto discute sobre as interlocuções da avaliação e da qualidade no contexto da Educação Básica (EB), demarcando as diferentes trajetórias entre as etapas que compõem esse nível de ensino. Consideram-se como aportes as produções acadêmicas e a legislação brasileira, bem como as articulações entre as temáticas na perspectiva de sua relevância para as políticas educacionais contemporâneas. Aponta-se, então, para a necessidade de um posicionamento dos diferentes atores sociais acerca dos processos de avaliação da qualidade, que precisam estar articulados às finalidades da educação.

Palavras-chave: Avaliação. Qualidade. Educação Básica. Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilceia Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo - PPGE/CE/UFES. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores – GRUFAE. Pedagoga da Prefeitura Municipal de Vitória, ES. Professora da Faculdade Estácio de Sá, Vila Velha - ES. 

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora vinculada ao Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo – DLCE/PPGE/CE/UFES. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores – GRUFAE. Tutora do Grupo PET Conexões: Projeto Educação – PET EDU/UFES. Email: valdetecoco@hotmail.com

Downloads

Publicado

01-06-2015

Como Citar

VIEIRA, N.; CÔCO, V. AVALIAÇÃO E QUALIDADE: DIFERENTES PERCURSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Roteiro, [S. l.], v. 40, n. 1, p. 101–126, 2015. DOI: 10.18593/r.v40i1.4291. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4291. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)