O professor e os conflitos na escola: a indiferença ou o enfrentamento?

Autores

  • Marcos Jorge
  • Marcelle O. Kowalski

Resumo

No presente artigo analisa-se a questão da violência escolar vivenciada por professores do ensino fundamental da rede pública do município de Londrina, PR. Os dados foram coletados por meio de questionários com questões abertas e fechadas. A partir destes procuram-se identificar as posturas que os professores adotam diante de atos qualificados como agressão aos seus direitos, como, por exemplo, agressões verbais, físicas, assédios, ataques ao patrimônio pessoal, etc. Pôde-se observar que são inúmeras as situações de conflitos em que os professores são vítimas no seu local de trabalho. Por outro lado, constatou-se forte descrédito por parte desses docentes em denunciar as agressões e/ou buscar reparações nas autoridades competentes ou acionar o sistema jurídico, o que contribui para deteriorar ainda mais as condições de trabalho docente na atualidade.

Palavras-chave: Violência escolar. Professores. Londrina. Condições de trabalho docente.

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Como Citar

JORGE, M.; KOWALSKI, M. O. O professor e os conflitos na escola: a indiferença ou o enfrentamento?. Roteiro, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 267–282, 2010. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/330. Acesso em: 19 abr. 2024.

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Artigos