Educação do campo: primeiras aproximações

Autores

  • Dominique Michèle Perioto Guhur
  • Irizelda Martins de Souza e Silva

Resumo

O presente artigo pretende oferecer uma primeira aproximação com o tema da educação do campo. Identifica quem são os sujeitos do campo, os sujeitos coletivos que os representam e a especificidade da educação do campo. Aborda sua origem e trajetória, na constituição de um movimento nacional que luta por políticas públicas para a Educação. Traz uma amostra da legislação pertinente: o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo e as Escolas Itinerantes. Aborda, finalmente, a pedagogia do movimento, que resultou da reflexão teórica sobre o encontro entre educação e movimentos sociais.

Palavras-chave: Educação do campo. Movimentos sociais. Pedagogia do movimento.

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Como Citar

GUHUR, D. M. P.; SILVA, I. M. de S. e. Educação do campo: primeiras aproximações. Roteiro, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 129–144, 2010. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/302. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos