As artes na educação plena e integral do desenvolvimento psíquico humano
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v46i.26739Palavras-chave:
Educação integral, Desenvolvimento, Aprendizagem, ArtesResumo
No trabalho, são analisadas as condições e determinantes, da organização e execução, de uma educação de qualidade e integral na perspectiva histórico-cultural, que promova a aprendizagem e o pleno desenvolvimento psíquico humano. Insiste na história e nas origens, na concepção total da formação das pessoas, a partir de sua formação emocional, intelectual, artística e esportiva desde a Grécia Antiga com a Paideia, que, embora de natureza elitista, se constituiu nos indícios desta importante educação. Investiga-se o papel das artes em sua inter-relação íntima e indivisível com o conhecimento científico na formação plena e integral do sujeito. Alguns aspectos de caráter metodológicos são discutidos, considerando como usar as artes e ciências nesta educação. Parte-se do fato de que este trabalho é essencialmente de cunho social e cultural, pois embora o biológico, o genético e o fisiológico participem, são os conteúdos e os meios da cultura que acabam por conformar os processos psíquicos especificamente humanos e os sistemas psicológicos mais complexos, como a consciência, pensamento verbal, a concepção de mundo desenvolvida pelo sujeito e sua personalidade.
Downloads
Referências
ARIAS BEATÓN, G. Contribuciones de los cubanos a lo histórico cultural. Un debate constituyente. Alternativas cubanas en Psicología, v. 3, n. 7, p. 13-24, 2015a.
ARIAS BEATÓN, G. Desarrollo histórico de los escolares con necesidades educativas especiales. Apuntes y consideraciones. In: COLECTIVO DE AUTORES (org.). Psicología Especial T. 1. La Habana: Editorial Félix Varela, 2005a. p. 1-18.
ARIAS BEATON, G. La educación inicial y preescolar, la función simbólica y el signo en el desarrollo psíquico humano. In: ARIAS BEATÓN, G.; FARIÑAS LEÓN, G.; PEDROL TROITEIRO, R. (org.). Enfoque histórico-cultural: otros problemas de las prácticas profesionales. São Paulo: Editorial Terracota, 2017a. v. 3, p. 257-277.
ARIAS BEATÓN, G. La persona en el enfoque histórico cultural. São Paulo: Linear B, 2005b.
ARIAS BEATÓN, G. Los aportes del enfoque histórico cultural y la educación cubana. Revista diálogos e perspectivas em educação especial, v. 2, n. 2, p. 23-38, jul./dez. 2015b.
ARIAS BEATÓN, G. Vivencia, atribuição de sentido e subjetivação da atividade, a comunicação e relações sociais. In: BERNARDES, M. E. M.; ARIAS BEATÓN, G. (org.). Trabalho, Educação e Lazer. Contribuições do Enfoque Histórico-Cultural para o desenvolvimento humano. São Paulo: Escola de Artes, Ciências e Humanidades, 2017b. p. 143-214.
BERNARDES, M. E. M. Mediações simbólicas na atividade pedagógica: contribuições da teoria histórico-cultural para o ensino e a aprendizagem. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2012.
CABALLERO, J. de la L. Obras: aforismo. La Habana, Cuba: Ediciones Imágenes Contemporáneas, 2001a. v. I.
CABALLERO, J. de la L. Obras: elencos y discursos académicos. La Habana, Cuba: Ediciones Imágenes Contemporáneas, 2001b. v. III.
CABALLERO, J. de la L. Obras: escritos educativos. La Habana, Cuba: Ediciones Imágenes Contemporáneas, 2001c. v. II.
CALEJON, L. M. C. Desenvolvimento humano: uma reflexão a partir do enfoque histórico-cultural. In: LIMA E DIAS, M. A.; FUKUMITSUK, O.; MELO, A. F. T. (org.). Temas contemporâneos em psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Vetor, 2012.
COMENIO, A. J. Didáctica magna. Ciudad de la Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación, 1983.
DAVIDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscú: Editorial Progreso, 1988.
DIDEROT, D.; D’ALEMBERT, J. le R. Discurso preliminar e outros textos. In: DIDEROT, D. et al. Enciclopédia ou dicionário raciocinado das ciências das artes e dos ofícios por uma sociedade de letrados. São Paulo: Editora UNESP, 1989.
ELKONIN, D. B. Psicología del juego. Ciudad de la Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación, 1984.
ELKONIN, B. D. Sobre o problema da periodização do desenvolvimento psíquico na infância. In: LONGAREZI, A. M.; VALDÉS PUENTES, R. (org.) Ensino desenvolvimental. Antologia. Livro 1. Minas Gerais: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2017.
FARIÑAS LEÓN G. Psicología, educación y sociedad. Ciudad de la Habana, Cuba: Editorial Félix Varela, 2007.
FARIÑAS LEÓN, G.; CARNIELO CALEJON, L. Vivência, situação social do desenvolvimento e práxis. In: BERNARDES M. E. M.; ARIAS BEATÓN, G. (org.). Trabalho, educação e lazer. Contribuições do enfoque histórico-cultural para o desenvolvimento humano. São Paulo: Escola de Artes, Ciências e Humanidades, USP, 2017. p. 123-142.
FREIRE, P. La educación como práctica de la libertad. España: Siglo XXI, 1971.
FONTES, A. C. de M.; BERNARDES, M. E. M. O teatro como expressão intrínseca ao gênero humano. In: ENCONTRO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 26., 2020, São Paulo. Anais [...] São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2020. p. 1-10.
GADOTTI, M. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
HELLER, A. O cotidiano e a história. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
JÄGER, W. Paideia. México: Fondo de Cultura Económica, 1995.
MANACORDA, M. A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 2010.
MANACORDA, M. A. Pedagogía de Vygotsky. Cuadernos Pedagógicos, n. 64, p. 46-57, abr. 1980.
MARTÍ, J. La edad de oro. La Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación, 1997.
MARTÍ, J. Obras completas. La Habana: Editorial de Ciencias Sociales, 1975. (Discurso en Hardman Hall, New York, 17 de febrero de 1892, t.4, p. 303) y Cuadernos de apuntes, 1878-1880, 1975 t. 21, p. 134.
MARX, C.; ENGELS, F. Obras escogidas. Moscú: Editorial Progreso, 1986.
MIYARES, J.; FRANCO, R. Reinauguran en la ONU murales “Guerra y Paz” del pintor brasileño Portinari. Noticias ONU, 8 set. 2015. Disponível em: https://news.un.org/es/audio/2015/09/1410411#:~:text=Despu%C3%A9s%20de%20casi%20cinco%20a%C3%B1os,la%20noche%20de%20este%20martes.&text=Los%20paneles%20de%20%22Guerra%20y,p%C3%BAblico%20en%20Brasil%20y%20Francia. Acceso en: 18 feb. 2021.
MONTESSORI, M. El método de la pedagogía científica: aplicado a la educación de la infancia. Madrid: Biblioteca Nueva, 2003.
ROUSSEAU, J. J. Obras escogidas. La Habana, Cuba: Editorial Ciencias Sociales, 1973.
SHUARE, M. O. Las relaciones entre la fisiología y la psicología: la contribución del Enfoque Histórico Cultural. São Paulo: Edições EACH USP, 2021.
SPITZ, R. A. Hospitalism solicitud de la génesis de condiciones psiquiátricas en temprana Niñez. El estudio psicoanalítico de niño, v. 1, p. 53-74, 1945.
SPITZ, R. A. Hospitalism: un informe de continuación sobre investigación descrita en. El estudio psicoanalítico de Niño, v. 2, p. 113-117, 1946.
STEVENSON, W. H.; STIGLER, J. W. The learning gap: why our schools are failing and what we can learn from japanese and chinese education. Nueva York: Touchstone, Simon and Schuster, 1992.
UBALS ÁLVAREZ, J. M. Educación estética y educación artística: un diálogo recombinante. EduSol, v. 9, n. 26, enero/marzo, p. 91-109, 2009.
UNESCO. Educación de calidad para todos: un asunto de derechos humanos. 2. ed. Santiago: Escritório Regional de Educação para América Latina e Caribe, 2008.
VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. 1. ed. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de ciencias sociales, 2007.
VIGOTSKY, L. S. Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Ciudad de La Habana, Cuba: Editorial Científico Técnica, 1987.
VIGOTSKY, L. S. Imaginación y creación en la edad infantil. Ciudad de la Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación, 1987.
VIGOTSKY, L. S. Interacción entre enseñanza y desarrollo. In: COLECTIVO DE AUTORES. Selección de Lecturas de Psicología de las Edades I. La Havana: Facultad de Psicología Universidad de La Habana, Editorial del Ministerio de Educación Superior, 1988.
VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. El instrumento y el signo en el desarrollo del niño. España: Editor Fundación Infancia y Aprendizaje, 2007.
VIGOTSKY, L. S. Obras Escogidas. Madrid, España: Visor, 1991. Tomo I. Editorial Aprendizaje.
VIGOTSKY, L. S. Obras Escogidas. Madrid, España: Visor. 1995. Tomo III. Editorial Aprendizaje.
VIGOTSKY, L. S. Obras Escogidas. Madrid España: Visor, 1996. Tomo IV. Editorial Aprendizaje.
VIGOTSKY, L. S. Psicología del arte. Barcelona, España: Editorial Barral, 1972.
VIGOTSKY, L. S. Psicología pedagógica: un curso breve. Buenos Aires, Argentina: Aique Editor, 2001.
VIGOTSKY, L. S. Teoría de las emociones: estudio histórico-psicológico. Madrid, España: Ediciones Akal, 2004.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.