As políticas neoliberais e o pragmatismo gerencial na educação pública paranaense

Autores

  • Ademir Aparecido Pinhelli Mendes Centro Universitário Internacional Uninter
  • Geraldo Balduíno Horn Universidade Federal do Paraná
  • Edson Teixeira de Rezende Faculdade de Ensino Superior do Paraná (FESPRP)

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.22393

Palavras-chave:

Políticas neoliberais, Pragmatismo gerencial, Trabalho pedagógico, Educação básica

Resumo

Trata-se de um estudo documental, com o objetivo de analisar as políticas neoliberais que vêm sendo implantadas pelo governo do Paraná. Para tal, parte-se de três problemas fundamentais: (i) as políticas neoliberais ganharam força no Paraná a partir de 2010, com o Governo Beto Richa, provocando um completo rompimento do espírito republicano e democrático; (ii) ocorreu no Paraná, em sintonia com o impeachment de 2016, uma total desresponsabilização do Estado para com a coisa (res)pública e uma ampliação da perda de direitos; (iii) está em curso uma nova concepção de gestão educacional – gerencialismo e pragmatismo protagonizados por institutos e fundações. Analisam-se os desdobramentos das políticas educacionais no Paraná com a implantação do modelo de gestão educacional orientado pelo Guia de Tutoria Pedagógica, da Fundação Itaú Social (2014), e 15 roteiros de tutoria elaborados e lançados pelo Departamento de Acompanhamento Pedagógico da Secretaria de Estado de Educação do Paraná. Entre outros aspectos, o estudo conclui que as atuais políticas educacionais no estado destroem significativamente a autonomia pedagógica das escolas e não melhoram as condições de trabalho docente na rede pública paranaense.

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Biografia do Autor

Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Centro Universitário Internacional Uninter

Doutor em Educação. Professor Titular do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação e Novas Tecnologias - Mestrado e Doutorado - Centro Universitário Internacional Uninter e da Secretaria de Educação do Paraná.

Geraldo Balduíno Horn , Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação. Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - Universidade Federal do Paraná. 

Edson Teixeira de Rezende , Faculdade de Ensino Superior do Paraná (FESPRP)

Doutor em Educação. Professor de Filosofia da Faculdade de Ensino Superior do Paraná FESPRP e Secretaria de Educação do Paraná.

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Publicado

04-06-2020

Como Citar

MENDES, A. A. P. .; HORN , G. B.; REZENDE , E. T. de. As políticas neoliberais e o pragmatismo gerencial na educação pública paranaense. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–24, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.22393. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/22393. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Políticas educacionais e o avanço da nova (ou extrema?) direita

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