Aprendizagem histórica e formação de professores dos anos iniciais na Universidade do Minho (Portugal): a articulação entre a prática e a investigação em educação histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21997

Palavras-chave:

Educação histórica, Cognição histórica, Formação de professores dos anos iniciais

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar a investigação em Educação Histórica desenvolvida no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal) no âmbito dos vários mestrados profissionalizantes de formação de professores, em especial dos professores dos anos iniciais (seis aos 12 anos). Apresenta-se uma breve contextualização do modelo de formação de professores desenvolvido na nossa instituição, principalmente desde 2008, com a implementação do modelo de Bolonha. Destaca-se a relevância atribuída à articulação entre prática pedagógica e investigação, as implicações da investigação no contexto educativo, bem como no desenvolvimento profissional dos futuros professores, alicerçada no paradigma construtivista, operacionalizado no modelo de aula-oficina, que fomenta o papel do professor-investigador social e os alunos como agentes da construção do conhecimento histórico. Exemplica-se esse modelo a partir de alguns estudos empíricos implementados pelos nossos formandos com crianças e jovens, que se focam em conceitos de segunda ordem (mudança, narrativa, evidência e significância) relacionados com o pensamento histórico e a consciência histórica, e outros estudos que integram ainda a educação patrimonial, na linha de investigação em cognição histórica, que se tem desenvolvido na Universidade do Minho (Portugal).

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Biografia do Autor

Glória Solé, Universidade do Minho

Professora Auxiliar da Universidade do Minho, no Instituto de Educação, docente do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão. Doutorada em Estudos da Criança pela Universidade do Minho com a tese: A História no 1.º Ciclo do Ensino Básico: a Concepção do Tempo e a Compreensão Histórica das crianças e os Contextos para o seu Desenvolvimento. Tem-se dedicado à investigação em Educação Histórica, ao nível da cognição histórica com crianças. Publicou vários artigos, capítulos de livros e comunicações relacionadas com o ensino da História a Crianças. Integrou a equipa que realizou as Metas de aprendizagem de História publicadas online pelo Ministério de Educação (DGIC, 2010). Pertence ao Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho. Membro do grupo History Educational International Research Network (HEIRNET). Membro de l’Association Internationale de Recherche en Didactique de l’Histoire et des Sciences Sociales – AIRDHSS. Membro da Associação de Professores de História (APH). Membro da Children’s Identity and Citizenship in Europe (CICE). Membro da equipa de Portugal da Ação Cost- The digital literacy and multimodal practices of young children (IS1410). Integra o projeto Children Identity and Citizenship in Europe. Integra o projeto de investigação Histórias de Sucesso Pedagógico: outros olhares para o ensino aprendizagem de História (HISPED), Projeto financiado pelo CNPQ e Fundação Araucária (Brasil). Membro do projeto "La evaluación de competencias y el desarrollo de habilidades cognitivas sobre historia", coordenado por Pedro Mirrales (Universidade de Múrcia) - (2016-2018). Membro do projeto "Metodologia de ensino-aprendizagem e avaliação em temas sociais controversos das ciências humanas e sua contribuição para o desenvolvimento social", coordenadora Maria Auxiliadora Schmidt, Universidade Federal do Paraná, Brasil (2017-2020).

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Publicado

15-06-2020

Como Citar

SOLÉ, G. Aprendizagem histórica e formação de professores dos anos iniciais na Universidade do Minho (Portugal): a articulação entre a prática e a investigação em educação histórica. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–26, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.21997. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/21997. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção temática:Aprendizagem histórica e formação de professores: contribuições da pesquisa em educação histórica