Fontes sociais do conhecimento físico: uma investigação com professores graduados em ciências biológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21311

Palavras-chave:

Ensino de Física, Ensino de Ciências, Saberes docentes, Fontes de conhecimento, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo teve por objetivo ampliar a compreensão sobre a formação e os saberes dos professores de Ciências com relação ao conhecimento físico a partir dos sentidos atribuídos por eles às suas experiências formativas e da identificação das fontes sociais do seu conhecimento. Para isso, foi desenvolvida uma investigação narrativa com quatro professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas públicas de um município mineiro. A interpretação das narrativas aponta que os professores de Ciências participantes da pesquisa tiveram acesso a uma série de fontes sociais para a construção dos conhecimentos físicos utilizados em sua prática docente, sendo apontadas como mais significantes a formação escolar antes da graduação, a formação profissional continuada, as “ferramentas” de ensino e a experiência profissional. Os resultados apontam que há fragilidades na formação profissional inicial docente para o ensino de Física no Ensino Fundamental em Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas. Entretanto, as outras fontes sociais citadas também possuem fragilidades. Por isso, aponta-se neste estudo a importância da formação continuada para suprir a carência de conhecimentos físicos e o desenvolvimento da reflexão crítica de professores de Ciências para atuarem como atores sociais.

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Biografia do Autor

Alexandre Leite dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí

Possui doutorado (2018) e mestrado (2015) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), dentro da linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matemática". É especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Universidade Candido Mendes (2014). Possui graduação em Física pela UFU (2012). Atua desde 2016 como professor efetivo no curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. É integrante do grupo de pesquisa "Educação do Campo e Ensino de Ciências". Está envolvido em pesquisas relacionadas ao Ensino de Física, Formação de Professores de Ciências da Natureza e Educação do Campo.

Suzana Gomes Lopes, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) - ponto focal Universidade Federal do Maranhão (2015), Mestre em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Maranhão (2011) e graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado no curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (2007). Atua desde 2014 como professora efetiva do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. É líder do grupo de pesquisa "Educação do Campo e Ensino de Ciências". Atua na área de Parasitologia Animal, Ensino de Ciências e Educação do Campo.

Eduardo Kojy Takahashi, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1988), na área de Física da Matéria Condensada. É professor aposentado e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência na área de ensino de Física, atuando nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores de Física, divulgação científica e ensino de física com tecnologias. Foi Curador do Museu Diversão com Ciência e Arte (Museu Dica) do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia e líder do Núcleo de Pesquisa em Tecnologias Cognitivas (NUTEC), que constitui o núcleo de pesquisas do Museu DICA.

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Publicado

22-07-2020

Como Citar

SILVA, A. L. dos S.; LOPES, S. G.; TAKAHASHI, E. K. Fontes sociais do conhecimento físico: uma investigação com professores graduados em ciências biológicas. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–22, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.21311. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/21311. Acesso em: 29 mar. 2024.

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