DIGITAL STORYTELLING, EDUCAÇÃO SUPERIOR E LITERACIA DIGITAL

Autores

  • Josias Ricardo Hack UFSC
  • Olga Guedes Nottingham Trent University

Resumo

O texto revisa e dialoga com autores de artigos e livros em Língua Inglesa e Língua Portuguesa sobre fundamentos técnicos da produção audiovisual, como o Digital Storytelling, a ser utilizada na educação superior e produzida pelos próprios interlocutores do processo de aprendizagem. O intuito é refletir sobre algumas características necessárias para se desenvolver uma experiência contextualizada com curtas histórias audiovisuais pessoais na aprendizagem de adultos. A metodologia de investigação é pautada em pesquisa bibliográfica nas bases de dados da Nottingham Trent University (Inglaterra) e da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). Os resultados do estudo apontam que certas habilidades, como a capacidade de construir uma narrativa e editar imagem, vídeo e som são requeridas dos envolvidos em educação superior em razão da inserção de múltiplas tecnologias digitais no cotidiano. Assim, a experiência prática de produção audiovisual educativa pode trazer a possibilidade de literacia digital pela realização de peças audiovisuais no processo de aprendizagem colaborativa de adultos.

Palavras-chave: Histórias digitais. Digital Storytelling. Educação superior. Literacia digital. Aprendizagem de adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josias Ricardo Hack, UFSC

Graduado em História pela UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina. Especialista em Formação de Professores na Modalidade de Educação a Distância pela UFPR – Universidade Federal do Paraná. Mestre e Doutor em Comunicação Social pela UMESP – Universidade Metodista de São Paulo. Professor da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve atividades voltadas à produção audiovisual e à capacitação de professores do ensino superior para a Educação a Distância. Suas pesquisas e publicações recentes versam principalmente sobre o processo comunicacional docente para a midiatização do conhecimento. Já atuou como professor de ensino fundamental e médio.

Olga Guedes, Nottingham Trent University

Possui doutorado em Mídia e Comunicação - Loughborough University (1995). Atualmente é Senior Professor da Nottingham Trent University (NTU). Professora Adjunto IV aposentada da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase nos Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: migração e mobilidade, diaporas e mídia, jornalismo e cidadania, audiencia, etnografia, Estudos da Internet-Web.2 (identidades, redes sociais), mídias alternativas. Diretora do mestrado de Media e Globalização da NTU. Supervisiona doutorandos nas areas de identidade e redes sociais; diasporas e identidades; produção jornalistíca e política na Malasia; Estudo de sites de relacionamento Chineses & geração de novos valores sociais; Migração, Fotografia e memória. Leciona as disciplinas: Jornalismo e sociedade (graduação) Analises das Mídias (mestrado) e Medologia da Pesquisa qualitativa (doutorado).

Downloads

Publicado

22-04-2013

Como Citar

HACK, J. R.; GUEDES, O. DIGITAL STORYTELLING, EDUCAÇÃO SUPERIOR E LITERACIA DIGITAL. Roteiro, [S. l.], v. 38, n. 1, p. 9–32, 2013. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2065. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)