Formação de professor e história oral: narrativas e algumas (im)possibilidades metodológicas

Autores

  • Rosemeiry de Castro Prado
  • Kátia Guerchi Gonzales Universidade Anhanguera

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.20067

Palavras-chave:

Narrativas, Entrevistas, Formação de professores, Metodologias de Pesquisa, História da Educação Matemática

Resumo

Este trabalho é um exercício do que tem sido chamado, nas investigações do Grupo de “História Oral e Educação Matemática” (GHOEM), de metodologia em trajetória, isto é, o modo como, ao desenvolver um trabalho específico, questões de natureza metodológica surgem e podem/devem ser tematizadas pelo pesquisador como parte de sua pesquisa que, assim, contribui para o arcabouço metodológico de todo o seu grupo. No caso, a pesquisa em questão trata de um estudo das Faculdades de Tecnologia (FATECs) do Estado de São Paulo e se inscreve no projeto do GHOEM chamado “Mapeamento da formação e atuação de professores que ensinam/ensinaram Matemática no Brasil”. Destarte, este artigo apresenta uma breve síntese de alguns trabalhos já desenvolvidos nesse Projeto de Mapeamento, localizando nele, especificamente, a pesquisa sobre a FATEC para, em seguida, tendo como exemplo uma entrevista realizada para esta investigação, problematizar um aspecto metodológico do trabalho com narrativas, apontando algumas de suas possíveis fragilidades e potencialidades.

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Biografia do Autor

Kátia Guerchi Gonzales, Universidade Anhanguera

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e doutorado em Educação para a Ciência pela Unesp. Como docente do ensino superior ministrou disciplinas na Anhanguera - Uniderp e na UFMS para cursos da área de Exatas. É membro do Grupo de História Oral e Educação Matemática (Ghoem). Desenvolve pesquisas na área da Educação Matemática, atuando principalmente na História da Educação Matemática. Atualmente é professora na Anhanguera - Uniderp.

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Publicado

19-06-2020

Como Citar

PRADO, R. de C. .; GONZALES, K. G. Formação de professor e história oral: narrativas e algumas (im)possibilidades metodológicas. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–16, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.20067. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/20067. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua