Bourdieu y lo político

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i3.19966

Resumo

Nesse texto apresentamos a resenha da obra: GAMBAROTTA, Emiliano. Bourdieu y lo político. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2016. 310 p.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Albanás Couto, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina/doutoranda

Doutoranda (2016-2020) na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGE/UFSC, com bolsa CAPES. Mestrado em Educação (2012) pela Universidade de São Paulo - PPGE/USP, premiado pelo Centro de Cooperación Regional para la Educación de Adultos en America Latina y El Caribe - CREFAL (México, 2014), sobre Aprendizagem social e formação humana em cooperativas de catadores(as) em São Paulo. Graduada em Pedagogia (2006) com habilitação em Orientação Educacional pela UFSC. É integrante do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB) e do GPEFESC - Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina. Pesquisa trajetórias sociais e justiça escolar em contextos de vulnerabilidade e exclusão social, com ênfase em cooperativas de reciclagem. Possui experiência com educação de jovens e adultos, educação popular com catadores(as) de materiais recicláveis e população em situação de rua, e também com Ensino Fundamental na rede pública de ensino.

Schirlei Russi Von Dentz, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina/doutoranda

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) e Graduação em Administração com ênfase em Marketing pela Faculdade do Vale do Itajaí-Mirim (2010). Atualmente cursa doutorado em Educação na linha Sociologia e História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) e, concomitantemente, cursa Graduação em Licenciatura em Filosofia (em fase de conclusão) pela mesma universidade. Tem formação em música erudita, piano e violoncello, pela Escola de Música do Teatro Carlos Gomes.

Ione Ribeiro Valle, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

Possui pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris (2014), doutorado em Ciências da Educação pela Université René Descartes - Paris V Sorbonne (2001), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (1976). Atualmente é professora associada do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D. Na Universidade Federal de Santa Catarina atua na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando trabalhos de Iniciação Científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC (2014-2016). Coordena atualmente o Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina - GPEFESC/CNPq e o Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/CNPq). Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação e nas subáreas Sociologia e História da Educação, com foco principalmente nos temas: desigualdades escolares, democratização da educação, meritocracia, justiça escolar, profissionalização do magistério, memória docente e socialização profissional. Possui vários trabalhos publicados em periódicos científicos e em livros nacionais e estrangeiros. Tem realizado traduções de artigos e de livros do francês para o português na área da sociologia da educação. 

Referências

GAMBAROTTA, Emiliano. Bourdieu y lo político. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2016. 310 p.

Downloads

Publicado

25-04-2019

Como Citar

COUTO, G. A.; VON DENTZ, S. R.; VALLE, I. R. Bourdieu y lo político. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 3, p. 1–6, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i3.19966. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/19966. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Resenha

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)