Ações afirmativas e formação de professores: diálogos e perspectivas a partir do NEAB/UFSCar

Autores

  • Tatiane Cosentino Rodrigues Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0002-4402-2805
  • Ivanilda Amado Cardoso Mestre e Doutoranda em Educação Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São CarlosPrograma Abdias Nascimento Georgia State University- GSU/UFSCar/CAPESPedagoga- Universidade Estadual Paulista- UNESP https://orcid.org/0000-0003-0575-8323
  • Andreia Rosalina Silva Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0003-1708-8961

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17417

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Formação de professores, Ensino Superior, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros

Resumo

Entre os desafios provocados pelo processo de implementação das políticas de ação afirmativa, na modalidade de cotas e/ou reserva de vagas para o acesso ao ensino superior, persiste uma dimensão pouco explorada, que corresponde à produção de ciências e conhecimentos plurais que sejam capazes de alterar padrões desiguais e discriminatórios ainda presentes na sociedade brasileira. O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão crítico-propositiva sobre práticas político-pedagógicas a partir da experiência do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de São Carlos que têm auxiliado o campo da educação na compreensão de alguns dos desafios provocados pelas políticas de ações afirmativas, especialmente a formação inicial e continuada de professores.

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Biografia do Autor

Tatiane Cosentino Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos

Professora Adjunta do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar- Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFSCar.

Ivanilda Amado Cardoso, Mestre e Doutoranda em Educação Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São CarlosPrograma Abdias Nascimento Georgia State University- GSU/UFSCar/CAPESPedagoga- Universidade Estadual Paulista- UNESP

Mestre e Doutoranda em Educação

Programa de Pós-graduação em Educação da

Universidade Federal de São Carlos

Programa Abdias Nascimento

 Georgia State University- GSU/UFSCar/CAPES

Pedagoga- Universidade Estadual Paulista- UNESP

Andreia Rosalina Silva, Universidade Federal de São Carlos

Mestre e Doutoranda em Educação

Programa de Pós-graduação em Educação da

Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

07-07-2019

Como Citar

RODRIGUES, T. C.; CARDOSO, I. A.; SILVA, A. R. Ações afirmativas e formação de professores: diálogos e perspectivas a partir do NEAB/UFSCar. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 2, p. 1–24, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i2.17417. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/17417. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Educação e Diferença: diálogo e perspectivas