Ações afirmativas e formação de professores: diálogos e perspectivas a partir do NEAB/UFSCar
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17417Palavras-chave:
Ações afirmativas, Formação de professores, Ensino Superior, Núcleo de Estudos Afro-BrasileirosResumo
Entre os desafios provocados pelo processo de implementação das políticas de ação afirmativa, na modalidade de cotas e/ou reserva de vagas para o acesso ao ensino superior, persiste uma dimensão pouco explorada, que corresponde à produção de ciências e conhecimentos plurais que sejam capazes de alterar padrões desiguais e discriminatórios ainda presentes na sociedade brasileira. O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão crítico-propositiva sobre práticas político-pedagógicas a partir da experiência do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de São Carlos que têm auxiliado o campo da educação na compreensão de alguns dos desafios provocados pelas políticas de ações afirmativas, especialmente a formação inicial e continuada de professores.
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