Os desafios para o processo de democratização da escola pública

Autores

  • Daniela de Oliveira Pires Fundação Escola Superior do Ministério Público
  • Vera Maria Vidal Peroni Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16476

Palavras-chave:

Estado brasileiro, Ditadura Civil-Militar, Transição política, Processo de redemocratização, Gestão democrática da escola

Resumo

O objetivo com este estudo foi analisar as consequências para a democratização da escola causadas pelo processo de transição política brasileira relativo ao final da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) até a promulgação da Constituição Federal de 1988. Fernandes (2005) afirma que as transições políticas brasileiras se caracterizam por meio dos “pactos pelo alto”, o que acaba por promover a manutenção do controle das elites dirigentes e, no caso específico do contexto ora compreendido, a permanência da influência política das forças militares, após o final do regime de exceção. A metodologia utilizada no desenvolvimento do estudo foi a análise bibliográfica e normativa. Com base no recorte histórico-normativo, foram analisados os primeiros Atos Institucionais, medidas arbitrárias impostas pelo poder executivo e que caracterizaram uma das manifestações de poder e autoridade. São apresentados aspectos referentes ao processo de redemocratização do País, com destaque para a aprovação da Lei de Anistia (Lei n. 6683/79) e sobre o papel das organizações e os fóruns em defesa da democracia e da escola pública, bem como sobre os desafios na efetivação da democratização da escola. Como encaminhamentos finais, considerando que a transição democrática é tida como incompleta e inacabada, acrescido do processo de reconfiguração do papel do Estado, a partir dos anos 1990, por meio do repasse da responsabilidade na promoção do direito à educação para as entidades privadas, com primazia da gestão gerencial, em contraposição à gestão democrática, tem-se, com isso, um afastamento gradativo dos mecanismos de democratização da escola, consagrados pela Carta Política de 1988.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela de Oliveira Pires, Fundação Escola Superior do Ministério Público

Departamento de Direito Público

Vera Maria Vidal Peroni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Estado e Processos Educacionais

Referências

ARELARO, L. R. G. Formulação e implementação das políticas públicas em educação e as parcerias público-privadas: impasse democrático ou mistificação política? Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 899-919, 2007.

BEZERRA, J. E. B. Crise: Reforma do Estado e Gestão da Educação: O que dizem as diretrizes das Instituições Multilaterais? In: ALBUQUERQUE, G. M. T.; FARIAS, I. M. S.; RAMOS, J. F. P. (Org.). Política e Gestão Educacional. Contextos e Práticas. Fortaleza: Ed. UECE, 2008. p. 43-65.

BIANCHETTI, R. G. Modelo Neoliberal e Políticas Educacionais. São Paulo: Cortez, 1999.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: outorgada em 24 de janeiro de 1967. Brasília, DF: Senado Federal, 1967.

BRITO, V. L. F. A. O Público e o Privado e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1995. Tese (Doutorado em Educação)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1995.

BRUNO, L. Gestão da Educação: Onde Procurar o Democrático? In: OLIVEIRA, D. A.; ROSAR, M. F. F. (Org.). Política e Gestão da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 84-100.

CUNHA, L. A. Educação, Estado e Democracia no Brasil. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

FERNANDES, F. A Revolução Burguesa no Brasil. São Paulo: Globo, 2005.

GERMANO, J. W. Estado Militar e Educação no Brasil (1964-1985). 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

GIDDENS, A. A Terceira Via. Reflexões sobre o Impasse Político Atual e o Futuro da Socialdemocracia. Rio de Janeiro: Record, 1999.

HARVEY, D. A Condição Pós-Moderna. São Paulo: Loyola, 1989.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa. O neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Planta, 2004.

LEÃO, G. M. P. “Novas” Estratégias da Gestão Privada da Educação Pública. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, M. R. T. (Org.). Política e Trabalho na Escola. Administração dos Sistemas Públicos de Educação Básica. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 32-51.

LUMERTZ, J. S. A Parceria Público-Privada na Educação: Implicações para a Gestão da Escola. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação)–Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

MORAES, R. Neoliberalismo. De onde vem, para onde vai? São Paulo: Senac, 2001.

OLIVEIRA, R. P. de. Educação Pública e Privada na Constituição Federal de 1988. In: ADRIÃO, T.; PERONI, V. M. V. (Org.). O público e o privado na educação. Interfaces entre Estado e Sociedade. São Paulo: Xamã, 2005. p. 53-70.

PERONI, V. M. V. Política educacional e papel do Estado no Brasil dos anos 90. São Paulo: Xamã, 2003.

PERONI, V. M. V. As Implicações da relação público-privada para a democratização da educação no Brasil. 2016. Tese (promoção a Professor Titular da Carreira do Magistério Superior)–Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

PIRES, D. O. A configuração jurídica e normativa da relação público-privada no Brasil na promoção do direito à educação. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação)–Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

PIRES, D. O. A construção histórica da relação público-privada na promoção do direito à educação no Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação)–Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

SANFELICE, J. L. Da escola estatal burguesa à escola democrática e popular: considerações historiográficas. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; NASCIMENTO, M. I. M. (Org.). A Escola Pública no Brasil: História e historiografia. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 71-93

VIEIRA, E. A Ditadura Militar: 1964-1985 (momentos da República brasileira). São Paulo: Cortez, 2014.

VIEIRA, E. Estado e Miséria no Brasil. De Getúlio a Geisel. São Paulo: Cortez, 1992.

Downloads

Publicado

06-12-2018

Como Citar

PIRES, D. de O.; PERONI, V. M. V. Os desafios para o processo de democratização da escola pública. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. esp, p. 299–326, 2018. DOI: 10.18593/r.v43iesp.16476. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16476. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Comemorativo Roteiro 40 anos