O ensino de Geografia na perspectiva do modelo social da deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v42i3.13741

Palavras-chave:

Geografia, Modelo médico, Modelo social, Deficiência visual

Resumo

Os discursos de classificação de normalidade do sujeito com deficiência na perspectiva do Modelo médico e do Modelo social são peças centrais deste artigo. Nesse viés, buscou-se refletir sobre a deficiência visual com base na referência conceitual dos estudos de Vygotsky, nomeadamente no que diz respeito à mediação, compensação, conceitos e funções psicológicas superiores. À luz desse contexto, destaca-se uma experiência que procurou investigar quais as potencialidades da oficina pedagógica no ensino de Geografia. No perscrutar dessa abordagem, optou-se pela metodologia do estudo de caso com base na participação e colaboração de 27 estudantes com idades entre 11 e 14 anos, de uma turma do Ensino Fundamental II do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os resultados da investigação evidenciaram, em linhas gerais, que os estudantes com deficiência constroem sua aprendizagem por meio de tarefas diferenciadas que promovem e valorizam seu potencial, seu modo de aprender, seu ritmo, suas habilidades e seus talentos. A partir do momento em que a escola e seus agentes proporcionam condições de acessibilidade para o estudante com deficiência, ele consegue vivenciar e apreender os conhecimentos geográficos.

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Biografia do Autor

Luiz Martins Junior, Universidade do estado de Santa Catarina - UDESC

Licenciado e bacharelado em Geografia pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorando em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Universidade do estado de Santa Catarina - UDESC

Licenciada em Geografia; Mestre em Educação; Doutora em Geografia; Professora da área do ensino de Geografia, supervisora de estágios do curso de Geografia Licenciatura da FAED/UDESC; Coordenadora do LEPEGEO – Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia; membro do LABTATE/UFSC; Coordenadora PIBID Geografia da FAED/UDESC; Professora do curso de Pós-Graduação em Geografia da UFSC

Julice Dias, Universidade do estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora do Departamento de Pedagogia da FAED/UDESC e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade

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Publicado

04-12-2017

Como Citar

JUNIOR, L. M.; MILITZ WYPYCZYNSKI MARTINS, R. E.; DIAS, J. O ensino de Geografia na perspectiva do modelo social da deficiência. Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 3, p. 587–612, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i3.13741. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13741. Acesso em: 18 abr. 2024.