Edições anteriores

  • Roteiro
    v. 45 (2020)

    POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE GOLPE: RETROCESSOS E FORMAS DE RESISTÊNCIA

    Dermeval Saviani

    "O avanço da extrema direita se desencadeou a partir do golpe de 2016. Nesse contexto a resistência do movimento democrático e popular visava derrotar o golpe que pretendia se legitimar nas eleições de 2018 o que, de fato, acabou acontecendo num processo caracterizado por uma dupla fraude: a prisão de Lula numa condenação sem provas; e a estratégia da campanha de Bolsonaro que espalhou largamente notícias mentirosas pelas redes sociais.

    Consumou-se, assim, a democracia suicida, ou seja: o povo, iludido por falsas promessas e notícias enganosas, no exercício de sua soberania votou contra si mesmo elegendo seus próprios algozes. É esse o quadro do avanço da extrema direita que tomou de assalto o governo federal e se encontra destruindo nosso país com profundo retrocesso no campo da educação. É, então, muito oportuna a publicação da Seção temática "Políticas educacionais e o avanço da nova (ou extrema?) direita" no primeiro número de 2020 da Revista Roteiro. Recomendo, pois, vivamente sua leitura."

  • Roteiro
    v. 44 n. 3 (2019)

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    "Sempre alertamos que a consciência de classe é um processo, um movimento dialético, portanto, de contradições, saltos de qualidade, mas também de recuos e reapresentação de velhas formas. Um processo que é muito mais do que a passagem de uma consciência 'em si' em direção a uma consciência 'para si', isto é, a compreensão da necessidade da transformação revolucionária da sociedade e a superação da ordem capitalista. Um movimento que vai da serialidade inicial na qual a classe está submetida à reificação, por lutas particulares e pontuais através das quais a classe se constitui enquanto classe até a possibilidade de constrição de um sujeito histórico. Isto não é um auto aperfeiçoamento da consciência, mas um processo de luta de classes".

     Mauro Luis Iasi

  • Roteiro
    v. 44 n. 2 (2019)

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    Educação e diferença é muito mais do que um tema. São processos, questões sociais, culturais e políticas constituintes de toda e qualquer sociedade. Elas existem tanto nas formas cotidianas da vida quanto institucionais e sempre nos desafiando ao diálogo, à discussão e à busca de caminhos que nos ajudem a compreendê-las na sua dinâmica e inter-relação e, ainda, a implementá-las enquanto ações, políticas e práticas democráticas. [...]

  • Roteiro
    v. 44 n. 1 (2019)
  • Roteiro set./dez. 2018
    v. 43 n. 3 (2018)
  • Roteiro maio/ago. 2018
    v. 43 n. 2 (2018)
  • Roteiro jan./abr. 2018
    v. 43 n. 1 (2018)
    Data da publicação: 11 de abril de 2018
  • Roteiro set./dez. 2017
    v. 42 n. 3 (2017)
  • Roteiro maio./ago. 2017
    v. 42 n. 2 (2017)
    Publicada em 24 de julho de 2017
  • Roteiro jan./abr. 2017
    v. 42 n. 1 (2017)
    Publicada em 04 de abril de 2017
  • Roteiro
    v. 40 n. 2 (2015)
  • Roteiro
    v. 40 n. 1 (2015)
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    v. 39 n. 2 (2014)
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    v. 39 n. 1 (2014)
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    v. 38 n. 2 (2013)
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    v. 37 n. 1 (2012)
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    v. 36 n. 1 (2011)
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    v. 35 n. 2 (2010)
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    Roteiro v. 35, n. 1, jan./jun. 2010
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    v. 34 n. 2 (2009)
    Roteiro v. 34, n. 2, jul./dez. 2009
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    v. 34 n. 1 (2009)
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    v. 33, n. 2, jul./dez. 2008
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    v. 33 n. 1 (2008)
    v. 33, n. 1, jan./jun. 2008
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    Roteiro v. 32, n. 2, jul./dez. 2007
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