Notícias

Edição Atual

v. 45 (2020): Roteiro

"O avanço da extrema direita se desencadeou a partir do golpe de 2016. Nesse contexto a resistência do movimento democrático e popular visava derrotar o golpe que pretendia se legitimar nas eleições de 2018 o que, de fato, acabou acontecendo num processo caracterizado por uma dupla fraude: a prisão de Lula numa condenação sem provas; e a estratégia da campanha de Bolsonaro que espalhou largamente notícias mentirosas pelas redes sociais.

Consumou-se, assim, a democracia suicida, ou seja: o povo, iludido por falsas promessas e notícias enganosas, no exercício de sua soberania votou contra si mesmo elegendo seus próprios algozes. É esse o quadro do avanço da extrema direita que tomou de assalto o governo federal e se encontra destruindo nosso país com profundo retrocesso no campo da educação. É, então, muito oportuna a publicação da Seção temática "Políticas educacionais e o avanço da nova (ou extrema?) direita" no primeiro número de 2020 da Revista Roteiro. Recomendo, pois, vivamente sua leitura."

“Uma sociedade em crise revela seus extremos, nunca foi tão necessário refletir sobre as formas e funções da aprendizagem histórica como hoje. Torna-se claro que o acúmulo de informações sobre o passado não garante aos sujeitos do presente autonomia em sua orientação no fluxo temporal. É urgente entendermos os conteúdos históricos como meios de aprendizagem, a escolarização do conhecimento histórico expropriou seu aspecto científico, pasteurizando os conflitos, naturalizando as mazelas do presente numa única narrativa teleológica impressa nos materiais didáticos presentes nas escolas de todo o país. A Educação Histórica tem nos orientado a pensar não somente em como ensinamos ou quais conteúdos abordamos, mas principalmente porque aprendemos história. "

 

Publicado: 22-10-2019

Seção temática: Políticas educacionais e o avanço da nova (ou extrema?) direita

Seção temática:Aprendizagem histórica e formação de professores: contribuições da pesquisa em educação histórica

Seção temática: Gestão educacional: novas contribuições ao campo

Artigos de demanda contínua

Ver Todas as Edições