A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) PROFISSIONAL(IS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v41i3.9906

Resumo

Resumo: Neste estudo analisamos como as experiências no contexto de formação e inserção profissional em Educação Física constroem identidade(s) profissional(is). Trata-se de um ensaio teórico-reflexivo por meio da produção do conhecimento (2009 a 2015) das variáveis relacionadas à identidade e inserção profissional em Educação Física. Identificamos na literatura cinzenta problemática reduzida, portanto, há necessidade de intensificar os estudos em razão das transformações no mundo do trabalho e das dificuldades de inserção desses profissionais. Concluímos que as experiências no contexto da formação e inserção profissional não estão articuladas integralmente aos processos de pesquisa e construção de métodos e metodologias.

Palavras-chave: Produção de conhecimento. Identidade profissional. Inserção profissional.

CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITY IN PHYSICAL EDUCATION: A LITERATURE REVIEW 

Abstract: In this study we examines how experiences in the context of training and employability in Physical Education build professional(ies) identity(ies). It is a reflective theoretical essay through the production of knowledge (2009-2015) related to identity and employability in Physical Education. We identified in reduced problematic gray literature, therefore, there is need to intensify their studies due to changes in the workplace and integration difficulties of these professionals. We concluded that the experiences in the training and professional integration are not fully articulated to the research processes and construction methods and methodologies.

Keywords: Knowledge production. Professional identity. Employability.


CONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD PROFESIONAL EN LA EDUCACIÓN FÍSICA: UNA REVISIÓN DE LA LITERATURA

 

Resumen: Este estudio examina cómo las experiencias en el contexto de la formación y la empleabilidad en Educación Física construyen la identidad(s) profesional(s). Se trata de un ensayo teórico reflexivo de la producción de conocimiento (2009 a 2015) relacionadas con la identidad y la empleabilidad en Educación Física. Fue identificado reducida literatura, por lo que existe la necesidad de intensificar sus estudios debido a cambios en mundo del trabajo e dificultades de integración de estos profesionales. Se concluye que las experiencias en la formación e inserción profesional no se articulan totalmente los procesos de investigación y construcción de métodos y metodologías.

Palabras-clave: Producción de conocimiento. Identidad profesional. Empleabilidad.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Vanzuita, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – IFC

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac (2005), especialização em Educação Física pela Uniplac (2005) e mestrado em Educação pela Uniplac (2007). É estudante de Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali (2014). Foi Tesoureiro Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte em Santa Catarina (gestão 2009-2011 e 2013-2015). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área da Educação Física do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Camboriú. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: inserção profissional, práticas pedagógicas, identidade profissional, construção do conhecimento, produção da pesquisa, práticas corporais e mestiçagem.

Tânia Regina Raitz, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

Possui graduação em Ciencias Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Professora nos cursos de graduação e do Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. É líder do grupo de pesquisa Educação e Trabalho no Mestrado em Educação da Univali. Desenvolveu estudos pós-doutorais na Universidade de Barcelona, na cidade de Barcelona-Espanha. Tem experiência na área de Sociologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho; identidade e trabalho; trajetórias profissionais e sentidos do trabalho e da educação; juventude, educação e trabalho; jovens e educação profissional; jovens e escolha profissional; orientação profissional ou vocacional; identidade e memória; identidades profissionais e trabalho; experiências com o desemprego juvenil; práticas educativas e trabalho docente; Trabalho e saúde do trabalhador docente; formação profissional e organizações educativas; transições acadêmicas e laborais.

Downloads

Publicado

04-10-2016

Como Citar

VANZUITA, A.; RAITZ, T. R. A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) PROFISSIONAL(IS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Roteiro, [S. l.], v. 41, n. 3, p. 649–676, 2016. DOI: 10.18593/r.v41i3.9906. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9906. Acesso em: 19 abr. 2024.