EDUCAÇÃO PERMANENTE E POLÍTICAS PÚBLICAS: PROBLEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS/CONTINUING EDUCATION AND PUBLIC POLICIES: PRACTICE PROBLEMS AND KNOWLEDGE PRODUCTION

  • Luiza Helena Dalpiaz Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A demanda para profissionalização de operadores locais de políticas públicas coloca em pauta a educação permanente. O objetivo com este artigo foi apresentar uma perspectiva que se particulariza por duas noções operativas: crise do praticante e tensão paradigmática. Essas noções fundamentam um método para problematização de práticas profissionais, do qual se desdobram uma metodologia para construção do problema e cinco procedimentos metodológicos complementares. O trabalho com esse método indica a existência de um conjunto diversificado de problemas/temas e condições para a formação do praticante. Nesse caminho, interrogam-se políticas públicas, a partir da análise de situações singulares de práticas profissionais, e destaca-se a pertinente indissociabilidade entre formação profissional e pesquisa científica.

Palavras-chave: Educação permanente. Políticas públicas. Multirreferencialidade. Análise institucional. Pesquisa-formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Helena Dalpiaz, Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade do Oeste de Santa Catarina
Doutorado em educação (Univ. Paris 8). Temas de pesquisa: formação profissional, educação permanente, formação à pesquisa na pós-graduação, multirreferencialidade e educação, análise institucional e educação; multirreferencialidade e pesquisa em ciências sociais aplicadas, análise institucional e práticas sociais, políticas sociais e políticas públicas, gestão social e práticas profissionais, educação e trabalho, projetos sociais
Publicado
18-12-2015
Como Citar
DALPIAZ, L. H. EDUCAÇÃO PERMANENTE E POLÍTICAS PÚBLICAS: PROBLEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS/CONTINUING EDUCATION AND PUBLIC POLICIES: PRACTICE PROBLEMS AND KNOWLEDGE PRODUCTION. Roteiro, v. 40, p. 173-192, 18 dez. 2015.