Ser professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras

  • Adriana Fischer Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel – Pelotas

Resumo

 

 O objetivo deste trabalho é caracterizar como ocorre a constituição letrada de alunos de Letras quando assumem a posição de professores da Educação Básica. Para responder a este objetivo, são analisados movimentos dialógicos desses alunos em eventos de letramento acadêmico nomeados como identitários. Nestes, os alunos universitários são posicionados como professores em práticas que envolvem leitura e a produção escrita. Para melhor situar os sentidos desses movimentos, são analisados os motivos pelos quais eles optaram pelo Curso de Letras. A perspectiva sociocultural dos letramentos orienta as discussões dos dados coletados mediante o acompanhamento longitudinal dos sujeitos da pesquisa em duas disciplinas do primeiro ano do curso. Os resultados indicam que as escolhas no projeto didático do professor universitário dessas disciplinas, bem como a possibilidade de os alunos se posicionarem como corresponsáveis em eventos destinados ao ensino-aprendizagem da língua, são fatores determinantes na constituição letrada deles quando na posição de professores da Educação Básica.

Palavras-chave: Curso de Letras. Letramentos. Eventos identitários. Formação de professores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Fischer, Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel – Pelotas

Doutora em Linguística (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Rua Félix da Cunha, 412, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP: 96010-000. Fone: (53) 2128 8242. afischerpirotta@gmail.com

Publicado
14-12-2011
Como Citar
FISCHER, A. Ser professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras. Roteiro, v. 36, n. 2, p. 267-292, 14 dez. 2011.
Seção
Dossiê Desafios da qualidade na Educação

Most read articles by the same author(s)