FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA LEITURA DAS CONDIÇÕES DE OFERTA E DEMANDA POR VAGAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNOESC

  • Elton Luiz Nardi
  • Giovana Di Domenico Silva
  • Marilda Pasqual Schneider
  • Zenelde Durli

Resumo

O trabalho dispõe sobre um estudo-diagnóstico da situação das licenciaturas na Unoesc com o objetivo de retratar a realidade desses cursos quanto às condições de oferta e demanda por vagas. Constituído como primeira etapa de um processo investigativo desenvolvido pelo GT Licenciaturas da Unoesc, este estudo compreendeu o levantamento de dados concernentes à oferta e ocupação de vagas nos cursos de licenciatura dos quatro Campi da Universidade e a realização de entrevistas com coordenadores desses cursos tendo em vista a verificação de alternativas para os desafios que se apresentam na contemporaneidade em relação à qualidade educacional. Conclusivamente, o debate sobre o tema impõe-se no contexto de uma proposta de formação que não perca de vista a viabilidade econômico-financeira dos cursos ofertados; igualmente, que considere o oferecimento de vagas coerente com a realidade regional e o caráter identitário desses cursos.
Palavras-chave: Cursos de licenciatura. Unoesc. Formação inicial dos profissionais da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
10-09-2015
Como Citar
NARDI, E. L.; DI DOMENICO SILVA, G.; PASQUAL SCHNEIDER, M.; DURLI, Z. FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA LEITURA DAS CONDIÇÕES DE OFERTA E DEMANDA POR VAGAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNOESC. Roteiro, v. 31, n. 1-2, p. 27-46, 10 set. 2015.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>