UMA LEITURA (E ESCRITA) QUE NOS MOVE: COSTURANDO POSSIBILIDADES ENTRE EDUCAÇÃO E A LITERATURA DE MIA COUTO

  • Alice Copetti Dalmaso Universidade Federal de Santa Maria -UFSM/Doutorando no Programa de Pós-Graduação-UFSM
  • Marilda Oliveira de Oliveira UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/Professora Associada III do Programa de Pós Graduação

Resumo

Resumo: Exploramos as linhas deste artigo ao nosso modo de responder “O que é ler?”, “O que é ler Mia Couto?” Aventura da leitura que dispare o desejo de escrever: movimento de encontrar na materialidade literária a promoção da ação da escrita, traçando possibilidades de pensar a formação em educação em consonância com esse movimento. A partir de contribuições de autores, como Barthes, Deleuze, Larrosa (entre outras vozes), temos produzido o que, nestes escritos, nomeamos como experimentações: relações de escritas, de produção de pensamento, a partir e com a leitura de alguns escritos do escritor Mia Couto. Experimentar como essa literatura nos movimenta a mapear possibilidades de produzir experiência com a leitura e a escrita, de criar espaços e tempos de liberdade e de não embrutecimento.

Palavras-chave: Leitura e escrita. Literatura. Formação. Pesquisa em educação. Mia Couto.

READING (AND WRITING) THAT MOVES US: SEWING POSSIBILITIES AMONG EDUCATION AND MIA COUTO’S LITERATURE

Abstract: We explore the lines in this article as our way to answer “What is reading?”, “What is to read Mia Couto?”. Reading adventure that triggers the desire for writing: movement of finding in literary materiality the promotion of action in writing, tracing possibilities for thinking the formation in Education in consonance with this movement. By means of contributions from authors such as Barthes, Deleuze, Larrosa (among other voices), we have produced what is labelled in these writings as experimentations: relations between our writings, thought production through and with the reading of some writings from Mia Couto. To experiment this literature allows us to map possibilities for producing experience with reading and writing, for creating space and time of freedom and non-brutalization.

Keywords: Reading and writing. Literature. Formation. Research in education. Mia Couto.

UNA LECTURA (Y ESCRITURA) QUE NOS MUEVE: COSIENDO POSIBILIDADES ENTRE EDUCACIÓN Y LA LITERATURA DE MIA COUTO

Resumen: Exploramos las líneas de este artículo a nuestro modo de contestar “Qué es leer?”, “Qué es leer Mia Couto?” Aventura de lectura que dispare el deseo de escribir: movimiento de encontrar en la materialidad literaria la promoción de la acción de la escrita, demarcando posibilidades de pensar la formación en educación en consonancia con ese movimiento. Con aportes de autores como Barthes, Deleuze, Larrosa (entre otras voces), hemos producido lo que, en estos escritos, nombramos como experimentaciones: relaciones de escrituras, de producción de pensamiento, a partir y con la lectura de algunos de los textos del escritor Mia Couto.  Experimentar como esa literatura nos mueve a demarcar posibilidades de producir experiencia con la lectura y la escritura, de crear espacios y tiempos de libertad y de no embrutecimiento.

Palabras clave: Lectura y escritura. Literatura. Formación. Investigación en educación. Mia Couto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Copetti Dalmaso, Universidade Federal de Santa Maria -UFSM/Doutorando no Programa de Pós-Graduação-UFSM
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Mestre em Educação pela mesma instituição (2013) e Doutoranda em Educação, na linha de pesquisa LP4 Educação e Artes (2013-atual) PPGE/UFSM. Membro do GEPAEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura da UFSM. Desenvolve pesquisa na área de Educação, com ênfase nas temáticas de produção de subjetividades na contemporaneidade, formação e filosofia da diferença.
Marilda Oliveira de Oliveira, UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/Professora Associada III do Programa de Pós Graduação
Licenciada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria (1987). Bacharel em Desenho e Plástica (Cerâmica) pela Universidade Federal de Santa Maria (1987). Mestre em Antropologia Social pela Universidad de Barcelona (1990) e Doutora em História, Geografia e História da Arte pela Universidad de Barcelona (1995). Atualmente é Professora Associada III do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, atua na Graduação nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Educação Especial e Artes Visuais. Membro da International Society for Education through Art InSEA. Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado (PPGE/CE/UFSM), na Linha de Pesquisa: Educação e Artes. Coordenadora do GEPAEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura da UFSM. Editora da Revista Digital do LAV. Desenvolve pesquisa na área de Educação e Artes Visuais, com ênfase em Educação, nas temáticas: Cultura da imagem em processos pedagógicos e socioculturais; Educação e cultura visual em processos formativos.
Publicado
14-07-2016
Como Citar
DALMASO, A. C.; DE OLIVEIRA, M. O. UMA LEITURA (E ESCRITA) QUE NOS MOVE: COSTURANDO POSSIBILIDADES ENTRE EDUCAÇÃO E A LITERATURA DE MIA COUTO. Roteiro, v. 41, n. 2, p. 491-508, 14 jul. 2016.