EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: FORMAÇÃO POLÍTICA PARA A CONVIVÊNCIA EM UMA SOCIEDADE PLURAL

  • Telmo Marcon Universidade de Passo Fundo -UPF

Resumo

Com o presente artigo, objetivou-se refletir sobre os desafios de uma educação
para a democracia no contexto das sociedades complexas, nas quais a diversidade e a pluralidade se evidenciam com muita intensidade. Buscando alcançar conta esse objetivo, no artigo, contextualizam-se algumas críticas à democracia, analisam-se alguns pressupostos de uma educação para a democracia e se conclui apontando alguns desafios postos às instituições sociais, particularmente à escola, no sentido de cumprir sua função de formadora intelectual e política dos cidadãos. Defende-se, aqui, a tese
de que a democracia, concebida como organização política e como modo de vida, constitui-se em uma perspectiva fecunda para o enfrentamento e a superação de conflitos e para uma convivência social fundamentada no diálogo.
Palavras-chave: Educação. Política educacional. Democracia. Gestão democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telmo Marcon, Universidade de Passo Fundo -UPF
Mestre em História pela UnB; doutorado em História Social pela PUC/SP; pós-doutorado pela UFSC. Professor e pesquisador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.
Publicado
26-10-2015
Como Citar
MARCON, T. EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: FORMAÇÃO POLÍTICA PARA A CONVIVÊNCIA EM UMA SOCIEDADE PLURAL. Roteiro, v. 40, n. 2, p. 377-394, 26 out. 2015.
Seção
Artigos

Most read articles by the same author(s)