“Você sabe o que é Sexualidade?” - Relato de experiência de oficinas de educação sexual na escola

Autores

  • Carlise Inês Groth UNOESC
  • Celine Luciana Thomé UNOESC
  • Beatriz da Silva Rosa Unoesc

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiências de trabalhos de monitorias de acadêmicas de Psicologia e Biomedicina, os quais versavam o oferecimento de oficinas e projeto de sexualidade em duas escolas públicas de São Miguel do Oeste, SC. O objetivo desse trabalho foi verificar o conhecimento de alunos sobre sexualidade e das vivências da sexualidade na adolescência, além de promover discussão e reflexão a respeito de aspectos envolvidos na sexualidade, como o uso de métodos contraceptivos, as DSTs, as relações de gênero, os mitos sexuais e a gravidez na adolescência. Este estudo também buscou investigar a importância da inclusão de trabalhos referentes à sexualidade na escola. Foram empregados como recursos: dinâmica de grupo, jogos didáticos, vídeos educativos e palestras. Os adolescentes participavam das oficinas trazendo exemplos, discutindo e perguntando suas dúvidas. Foi possível perceber ao final desse processo um aumento no nível de informações dos adolescentes participantes, favorecendo, assim, a adoção de práticas de comportamento preventivo e a reflexão e desmistificação da sexualidade.

Palavras-chave: Sexualidade. Oficina. Adolescência. Escola. Educação Sexual.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlise Inês Groth, UNOESC

Acadêmica de Psicologia, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus de São Miguel do Oeste. Monitora do Projeto Transando Saúde-SESC, e ministrante do curso: Sexualidade e Relações Humanas na Adolescência. E-mail: carliseines@yahoo.com.br. 

Celine Luciana Thomé, UNOESC

Acadêmica de Psicologia, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus de São Miguel do Oeste. Ministrante do curso: Sexualidade e Relações Humanas na Adolescência. 

Beatriz da Silva Rosa, Unoesc

Acadêmica de Biomedicina, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus de São Miguel do Oeste. Monitora do Projeto Transando Saúde-SESC

Downloads

Publicado

22-06-2011

Como Citar

GROTH, C. I.; THOMÉ, C. L.; ROSA, B. da S. “Você sabe o que é Sexualidade?” - Relato de experiência de oficinas de educação sexual na escola. Roteiro, [S. l.], v. 36, n. 1, p. 105–128, 2011. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/637. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos