APRESENTA*ÃO
Vivemos em um tempo marcado *or uma cris* de paradigmas, em que n*o
*o**nte a ideia de verd*d* e a *orma de acesso a* saber, com* també* os ideais edu-
cacionais são profundament* questi*nados. Ao mesmo tempo, é o momento e* q*e a
própri* ra*ão pas** a se colocar na **cuta do outr*, reconhecen*o-o en*u*nto diver*o,
enquanto pe**anen*e alterid*de. A*sim, um *o*o cenár*o vem se desenhando, r*cl*-
mando diversid***, singular*dade, reconheci*ento cont*a as lógicas *a homogenei-
zaçã* e d* normatização a*usiva, abr*nd* possibi**dades d* li*ar e religar *s **versas
d*mensões do conhe*i*ento, prin*ipalmente d*ante da caracterí*tic* de inacabame*to
d* hu*ano, e* que o diál*go *m*rge como c*ndi*ão à humanidad* e como modo
de ser da educação. Se* poder ficar nav*g*n*o *o r*lati*ism* * nem ancorado no
d*g*atis*o, a contemp*raneida** r*quer reflexão, particip*ção, co*p*eensão, de-
**s*o e a*ão, proje*ando novos **ferenci*is, em su*stituiçã* aos e*quemas fe*hados
e e*clude*tes da raz** instrume*tal, construin*o pi*a*es e princípios capa*e* de pro-
m*ver o hu**no no h*mano, mesmo que em um un*verso ** inacabamento. A busca
pel* superaç*o requer, necessariament*, traba*h* coletivo, *eflexão s*bre * c*ndi*ão
humana e a a*ão pedagógica em meio * diversid*de. A* m*smo te*po, requer uma
relaçã* com a diver*id**e não en*uanto *ntíte*e* host*s, mas enquanto dif*ren*iados
que entra* em comunicação, e* i**er-*elação, so* a base do con*eit* adorniano d*
paz: a possi*ilidade de ser diferente ser *er *ed*.
É a própria presença do eu e do *utro e *e ta*tos outros que se constitu*
como o pote*cia* da alteri*ade, fazendo que o interpretar * o compree**er nunca se
efetivem em uma úni*a **re*ão, nem li**tem *s p*o**ssos educ*tivos * lineari*ade
da lógic* f*chada. E*tre os indicativos, surge * n*c*ssidade do r*conhecimento d*
p**r*l**ade, do diálog* vivo como forma de *um*nida*e. Podemo* dizer que *os en-
co*tros das diversidades, o reconhecimen** das diversidad*s emerge potencialmente
*i*nificat*vo, ante a r*z*o *bjetificante, como condição p*ra a educ*ç*o que se efetiva
como *lasmar *i*guístico a gerar vontade* de p*tência de a*te*idade. Por c*nseguinte,
* sujeit* n*nc* * suj*i*o **enas de *i, ma* c**sti*uíd* e *m con*titu*ção na pers*e**i-
va da i*tersu*jetivi**d* aberta.
Nes*e cenário de alteridade e *iversidade, podemos nos deparar co* um
grave problema: a juridif*cação das ações. Isso significa qu*, sob a o*rigatorieda-
de no cum*rimento l*gal *e norm*t*vas c*rriculares e comporta**nta*s, corremos *
Roteiro, Joaç*ba, Edição Especial, p. 9-12. 2014
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perigo d* *liminarmos o sens* ético da responsabi*idade *rente ao outro, rea*izando
todo o esforço no cumpr*mento j*ríd*co, mas nos afastado de u* caráte* efetivame*te
comprom*tido *om a d*gnida*e, com o viver bem e a qual*dade de vida. Por ess*
mo*ivo, defendem*s a necessidade de re*ensarmos a e*ucação na pers*ectiva de uma
f*rmação forte, para a **al as ações pe*agógicas e as *róprias instituiçõe* d* ensin*
d*veriam ter a preocupa*ão centra*
de realizar exper*ênc*a* *ormativas, a par*ir
das
*uais os in*ivíduo* experienciassem um pr*ce*s* éti*o de desen*olvimento inter*o
d* si. Ne*se sentido, c*nv*damo* para a le*tu*a dos textos e di**ogo com o* *utores
que com*õ*m este núme*o da *ev**ta Roteiro, no des*f*o de, a partir dos referenc*ais
teórico* propostos, po*enciali*armos noss*s p*squ*sas e p*áticas pedag*gicas.
* professora Nadja H*rman* no* pro*oca a reverm*s a educ*ção e *s *rá-
ticas ped*g*gi*a* à luz *o conceit* de plural*dade, o q*e nos forç* a revermos nos-
sos padr*es normati*os e clas*ificações homogeneiz**oras. Nas pal*vras da a*tora,
a pluralidade tem grande poten*ial produt*vo, na m**id* em que possibi*ita por **
*heque *ossas co*vicções no encont*o com * d*verso, o *u* pr*mov* a tão *e*essária
abertura de mentalidad*. Hans-Georg Fli**inger é incisivo *m seu texto, a* que*tio-
na*, * l*z da Teoria *rítica, a E*ucação fixada n* de*envolvimento de competên*ias,
*o mesmo *empo em que n*s desafia a **nsider*rmos a di*ersid*de não simplesmente
na perspec*iva da **ridificaçã*, mas no* o***n*a*do pe*a *tica. O*tro ponto fo*te q*e
n** vem de Flic*inger é a desorientação profun*a q*e p*ovém da Pedagogia Crítica.
Em *eu texto int*tulado A dimensão éti*a *a i*ter*isciplina*id*de, L*i*
*arlos Bombass*r* analisa as bases éti*as desse tema, sobre a* qu*i* estão a*sen*adas
tant* *s i*v*stigações *i*ntíficas quanto a *orm**** *umana. F*zendo uso das pala-
vras *e Amarildo Trevisan, é fundamental des**ndar "a raci**a*idade e*condida *or
*rás *o **plo pa*o*ama de t**tamento da* catástrofes", bem como *lguns défi**ts *a*
pol*ticas oficiais ad*tadas no B*asil, *om ênfase no **foque multi*isciplinar. *esse
senti*o, a r*la*ã* en*re "educação, mul**s*iplinaridade * d**ersida*e" é vi*ta s*b a
pers*ecti** d* articulaç** entre **fia e hamartia".
O tema *a educa*ão * formação *ara a autonomia, * luz da esco*a que ava-
lia *, a* me*mo t*mpo, é ava*iada, * o que move Jos* *e**o Boufl*uer em seu texto.
O a*tor an*lis* a educação *a pers*e*ti** de ar*iculação de experiên*ias *riundas
de ger*ç*es p*ssad** e presente*. Tensi**a tal **safio, em *e*ti*o *specífico,
com
as pol*ticas de Estado q** e*cont*am *a in*ti*uição escol*r u* es*aço pa*a ef***var
"proc*ssos de ens*no e *e aprendizagem junto às novas gerações para a c*nsec*ção
de objetivos que se vincu*am à ordem política qu* este mesmo Estado rep*esenta".
1*
Disponível em: www.*di**ra.unoe*c.*du.br
P*ulino E*dt se ori*nt* à *u* de um* problem*tic* a*tame*te relevante:
"a es*ola está prepa*ada p**a aco**e* ger**ões de a*u*os educ*dos sem o Outro
e
c*m a*sên*ia *e sig*if*cações?" Assim orientado, o texto a*ali** o* elementos con-
s*i*utivos da* *omunidades do Oe*te de Santa C*tarina, e como as **racter*st*c*s da
c*amada p*s-m*d*rnidad* afetaram o modo de *ida e de **ganiza**o nas *omuni-
dade* q*e compõe* esse local *eográfic*. Ou*ro desafi* que a div*rsid*d* i*põe
refe*e-se à forma*ão de *rofessores e esse é o objetivo *o texto de Jú*io *inz * Emí*ia
Moraes. *s auto*es ap*ntam um grave problema: a formação i*i*ial dos profe*sores
está caren*e de re**exõe* sobre esse tema, *ica*do sob * *esponsabilidade *a fo*mação
c**tinuada san*r tal lacun*.
Finalizando o* a*tigos deste *oss*ê, **ulo Hent* aborda os planos d* edu-
cação (N*cion*l, E*tad*al e Municipa*). Ass**, afi*ma que o cumprim*nto de t*is
pl*nos po*s**ilita "acelerar o ritmo do desenvolvimento *a socieda*e brasil*ira, o *ue
tem na e*u*açã* um fator i*portan*e". R*ssal** que, *ara isso, não *ode o*or**r um
pr*c*sso de sub*rd*nação entre os entes federados, pois isso comp**m*te as espe*i*i-
cid*des e a própria dive*sidade é post* em xe*u*.
Des**c*-se neste dossiê * *nt*evista co**e*id* p*lo profe*sor *o*tor *ulio
*milio Di*iz-Per*ira às professoras Ma*ilda Pasqual S*hneider * Maria de Lour*es Pin-
to d* Almeida, *ersand* *obre o tema da fo*maç*o de profes*ores no Brasil, co*sideran-
do a *elevâ**ia desta temática no contexto do IV Colóquio Internaci**al de *duc*ção.
* dossiê temático Educação, di*ersid*de e ação pedagógica constitui-se a
p*rti* da* con*erê*cias min*stradas no IV Col**uio I***rnacio*al de Educaçã* (*du-
*ação, divers*dade e ação p*dagógica) e I Sem*nário de "Estrat*gias e açõe* mult*dis-
ciplinare*" (Projeto U*oes* / Programa Ob*ervatório *a Educação - CAPE*), promo-
vi*os p*lo Programa de Pós-Gr*duação - *es**ad* em Educ*çã* da Unoesc. Tan*o o
I* Colóquio quanto es** dossiê constituem p*ss*bilidades de estudos e d*bates *om
o prop*si*o de promover p*oc*ssos educativos capazes de resp*nder a*s de*a*ios
c**tempo*â*eo* em educação. **emais, a interação e o d*ál*go propiciados entre *s
*omunidades interna e **t*r*a intensi**cam a e*etivação do co*pr*misso da *noesc
com a *duca*ão, desde o âmbito local, regional, nacional e internacio*al, *or me*o
de aç*e* dinâmic*s e* reflexão e interv*ntoras **e impliquem a tra*s*ormaç*o da
realidad*, em prol da c*nstru*ão de uma *ociedade justa em *ont*x*o d* diversidad*.
U*a boa lei*ura a todos.
Maurício J*ão Farinon
Clenio Lago
R*te*ro, J*aç*ba, Edição E*pecial, p. 9-*2. 201*
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