A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO QUE SE ESTABELECE NO PRONATEC NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE / The public-private relashionship estabilished in Pronatec in the professional high school

  • Janete Godoi
  • Rosânia Campos

Resumo

Este texto teve por objetivo analisar a relação público-privado que se estabelece no ensino médio profissionalizante por meio da promulgação da Lei n. 12.513, de 26 de outubro de 2011, que instituiu o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, tendo como metodologia o referencial de análise de discurso desenvolvido por Fairclough denominada Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO). As análises desenvolvidas evidenciam que, ainda que pese as necessidades de profissionalização no País, o Programa em questão contribuiu para ampliar as parcerias público-privado e não oportunizou superar a dualidade estrutural que acompanha o desenvolvimento do ensino médio e da educação profissional no Brasil.

Palavras-chave: Políticas para educação básica. Ensino médio. Pronatec. Educação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
26-11-2014
Como Citar
GODOI, J.; CAMPOS, R. A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO QUE SE ESTABELECE NO PRONATEC NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE / The public-private relashionship estabilished in Pronatec in the professional high school. Roteiro, p. 183-204, 26 nov. 2014.
Seção
Artigos